Recentemente, o fotógrafo francês William Burkhardt, do BJJPix.com, clicou um ensaio sensual da atleta Jena Sapinoso, faixa roxa por Carlos Sapão, em São Francisco, na Cálifórnia (EUA). As fotos, que apresentam uma nudez parcial enquanto Jena utiliza um quimono, causaram certo alvoroço entre os amantes do Jiu-Jitsu no Faceboook, dividindo as opiniões entre os fãs do esporte.

Confira alguns dos comentários negativos sobre o ensaio:”Absolutamente estúpido. Definitivamente sem necessidade. Por quê ela pensa que precisa fazer isso, e como isso ajuda o Jiu-Jitsu dela de alguma forma?”
“Para que usar um quimono na cama? Retardada!”
“Isso provavelmente não vai ajudar o movimento feminino no Jiu-Jitsu”

A brasileira Gezary Matuda, faixa preta de Jiu-Jitsu da American Top Team (ATT) e duas vezes campeã mundial, deu sua opinião sobre o assunto em entrevista ao site Globe-MMA.
“Não sei o que elas têm em mente. Acho que nós mulheres temos mais para mostrar do que apenas um corpo”, disse a lutadora, que ainda criticou o que considera ser um empecilho no avanço feminino no esporte: “Quando comecei, escutava coisas como ‘isso não é para garotas’ e ‘você chora muito, vá fazer outras coisas’… Nós (mulheres) lutamos mais de dez anos para conseguir o respeito no esporte, e isso não pode mudar agora”, afirmou Gezary Matuda.
Contudo, muita gente também defendeu a atleta e elogiou o ensaio. Veja os comentários:
Taynara Melo, brasileira que também foi clicada de quimono (Foto William Burkhardt)
“Belas fotos, cara (William). Algumas pessoas não são espertas o suficiente para entender arte. Não as leve a sério”
“Fala-se muita besteira sobre isso de sexualização… Deixem essa mulher ser feliz e sensual! ??timas fotos!”
“Esqueçam todos esses caras tentando ditar o que é bom ou não para o jiu-jitsu feminino. O que é bom ou não é o que elas decidirem, e isso é problema delas”
Novo ensaio promete mais polêmica
Nesta segunda-feira (24), o fotógrafo divulgou mais um ensaio sensual de uma atleta com trajes de luta. E, desta vez, a modelo foi a brasileira Taynara Melo, que está fazendo os módulos para tornar-se faixa preta de Judô.
Apaixonada por lutas, Taynara agora está iniciando no Jiu-Jitsu, onde ainda é faixa branca.