O NM tem uma função social e política ligadas ao trabalho que o grupo aqui presente se propõe.
Basicamente, vivemos em busca do equilíbrio e da vibração.
O equilíbrio é a busca em ponderar o noticiário de modo a permitir que todas as cores partidárias, religiosas, empresariais e de opinião possam ser pintadas para os leitores. Não podemos ser situação porque gostamos do sicrano nem ser oposição porque desgostamos do fulano.

Em algumas cidades, ou em todas, existe a mídia contra e a mídia a favor. Nas cidades em que o principal órgão de imprensa (ou a segunda principal, já que nos consideramos importantes) é firmemente encarado como adversário aberto ou companheiro simbiótico do bloco no poder, o NM acaba parecendo e sendo acusado- por oposição ao outro agente mais importante- de ser a favor ou contra o governo. Isso nos força ainda mais a tentar correr na busca do equilíbrio.

O VIBRAR- O processo de vibrar a cidade ou a política tem a ver com captar os principais processos sociais e políticos e descrevê-los para o leitor. Além disso, orientar-nos por meio de dados oficiais dos partidos, dos órgãos governamentais e dos agentes da sociedade civil é fundamental na função de captar as vibrações.

Outro ponto do vibrar a sociedade está no fazer vibrar. Nesse quesito ainda vamos evoluir e os protestos de junho ajudam porque mostraram que parte da sociedade está interessada em mudar. Só precisa saber o que quer da vida.