O apresentador de TV e rádio da BBC Jimmy Savile, suspeito de uma série de crimes sexuais, recebia regularmente a chave de um hospital na cidade de Leeds, na Grã-Bretanha, onde fazia visitas noturnas acompanhado de meninas adolescentes.
Savile, morto no ano passado aos 84 anos, é uma lenda da TV e do rádio na Grã-Bretanha. Ele angariou uma legião de fãs à frente de programas que se converteram em atrações de grande êxito na TV britânica, como Jim’ll Fix It e Top of The Pops.
Ele também chegou a ser condecorado pela rainha Elizabeth 2 por suas atividades beneficentes.O apresentador costumava realizar maratonas por todo o país, angariando fundos para hospitais e entidades assistenciais. A polícia suspeita que ele teria abusado sexualmente de até 300 meninas e meninos.
A BBC abriu na segunda-feira um inquérito interno sobre a cultura e as práticas da corporação na época em que Savile realizou supostos delitos sexuais. Um outro inquérito da BBC está investigando a decisão de deixar de exibir uma edição do programa jornalístico Newsnight sobre acusações contra Savile.