O prefeito de Americana, Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi e o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, entregaram, nesta quarta-feira (8), 800 chromebooks a serem utilizados na rede municipal de ensino. A entrega foi realizada na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol.
Foram entregues 800 chromebooks, sendo 240 destinados ao Ensino Infantil e o restante, ao Ensino Fundamental. Os equipamentos serão distribuídos em 54 unidades escolares e, de acordo com Ghizini, outros 200 chromebooks chegarão a Americana até o fim do ano. Cada equipamento foi adquirido com o investimento de R$ 2.198,00.
“Estou muito feliz de estar aqui, de ver vocês e de trazer novidades, o Chromebook. A tecnologia, o avanço, as novidades na área tecnológica chegam também ao ensino de Americana e faremos tudo o que pudermos para investir na educação, pois é por meio da Educação que podemos transformar nossas vidas, nossas famílias, enfim, o mundo. Não tenho dúvida nenhuma, o trabalho está apenas começando”, discursou Chico.
Ghizini destacou a alegria de concretizar este investimento. “Estou muito feliz de estar aqui com essa turma animada. Essa é uma conquista muito importante para qualificar o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Teremos um Chromebook por sala de aula mas vamos remanejar os equipamentos conforme as necessidades pedagógicas.”, disse o secretário.
USO
Chromebooks são equipamentos similares aos notebooks, que executam o Chrome OS, que é o sistema operacional do Google. São equipamentos mais simples, leves e baratos que os notebooks convencionais, uma vez que praticamente todos os dados são armazenados em nuvem. Os equipamentos são rastreáveis e a Secretaria de Educação terá controle de sua localização.
Além do sistema operacional do Google, com esses equipamentos é possível trabalhar com aplicativos de texto, planilhas e apresentações, salvos em drives compartilhados, armazenados na internet e que podem ser acessados por meio das contas de e-mail dos alunos e dos professores.
Na Educação Infantil, esses equipamentos serão utilizados principalmente pelas professoras, para registro das atividades, experiências e vivências propostas. Essa utilização está articulada com as formações e o trabalho desenvolvido no decorrer do ano de 2021, com ênfase na abordagem da documentação pedagógica.
No Ensino Fundamental, a utilização será feita pelos alunos, através dos chamados laboratórios móveis, nos quais os equipamentos irão para dentro das salas de aula, ao invés dos alunos se deslocarem para a sala de informática. Foram adquiridos equipamentos em quantidade suficiente para uso individual dos alunos, durante as aulas agendadas pelo professor.
São várias as possibilidades de uso e entre os benefícios está a possibilidade de o aluno responder a provas e atividades on-line, com o recebimento e eventual correção simultânea por parte dos professores.
Facilita, ainda, a elaboração de textos colaborativos entre os alunos, com o devido acompanhamento do profissional da Educação, ou ainda a realização de pesquisas prévias sobre determinado assunto que será tratado em sala de aula, entre outras metodologias ativas que poderão ser aplicadas.