Um trabalho que une promoção à saúde, arte e geração de renda. A oficina de artesanato ???Comunidade em Ação???, realizada há um ano e meio junto aos moradores da Praia Azul, acaba de ser classificada para exibição na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que acontece entre 12 e 15 de março, em Brasília.

“Parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na área de prevenção. Esse é o caminho para construirmos um sistema de saúde mais eficaz, pois investindo na conscientização e na prevenção melhoramos a qualidade de vida da população e, consequentemente, evitamos muitos problemas de saúde no futuro”, afirmou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.
Idealizada por Bárbara Ariane Trinca Bortolozzo, Agente Comunitária de Saúde da Unidade de Estratégia de Saúde da Família do local (UBS 02), a oficina oferece aulas semanais de pintura em tecido, crochê, arte em feltro, boneca de pano, tricô, patchwork, bordado, entre outros.
Os encontros acontecem no salão da Igreja São Benedito e contam com a participação de 60 alunos, cinco voluntários que ministram aulas, além da equipe da UBS. Quinzenalmente os alunos também participam de um bate-papo sobre temas diversos da área de saúde com a médica de família do local, Larissa Andrade Kropf Azevedo.
???Foram várias etapas de seleção até a oficina ser classificada para a Mostra Nacional. A iniciativa de Americana de criar um meio alternativo para cuidar da saúde e gerar renda foi apresentada por meio de um vídeo e foi muito bem avaliada por pessoas de todo o país???, afirmou Bárbara.
Qualquer pessoa a partir dos 7 anos de idade pode se inscrever gratuitamente para participar oficina de artesanato ???Comunidade em Ação???. Em março terá início, ainda, a aula de pintura em tela. O vídeo da oficina pode ser visto no YouTube.