Na véspera do dia em que se comemora a Independência do Brasil, a autobiografia do responsável por esse feito histórico será apresentada pelo ator John Vaz, às 20h, no Teatro Paulo Autran, em Americana. A entrada é gratuita.
O espetáculo maçônico D. Pedro I se passa dentro de uma loja maçônica do Grande Oriente Lusitano de Lisboa em 1834. Pedro IV de Portugal (Pedro I para nós brasileiros) faz um relato detalhado de toda a trajetória de sua vida. Desde os motivos políticos que levaram sua família deixar Portugal partindo em fuga para o Brasil em 1808, até a Independência do Brasil.
A história passa pela regência de seu pai, a Revolução Constitucionalista do Porto, o retorno de sua família a Portugal, a atuação da maçonaria nos bastidores do ???dia do fico??? e da “Independência do Brasil???, a derrocada política de Pedro I, abdicação aos tronos brasileiro e português, a deposição de sua filha Maria como rainha de Portugal, e a guerra que travou com irmão Miguel pelo trono português.
Figuras como Gonçalves Ledo e José Bonifácio ganham destaque na peça. A montagem é uma verdadeira aula de história, inédita e de utilidade cultural e educativa.
A peça conta com a participação da plateia. Cerca de 10 espectadores voluntários participam diretamente do espetáculo, escolhidos 15 minutos antes de começar a peça, para um ensaio coreográfico e vestir um figurino oferecido pela produção. A intenção do ator é interagir com a plateia e torná-la parte da obra, nesse caso, fazendo parte dela.
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
O Ator
O ator e diretor de artes cênicas, John Vaz é um especialista em interpretar personalidades da história. John foi coordenador do Teatro Museu da República do Rio de Janeiro (1999-2007), conhecido como ???O Mil Caras do Teatro Brasileiro???. O ator tem em uma galeria de personagens, o poeta e ator francês Antonin Artaud, o filósofo marxista Louis Althusser, o seringueiro Chico Mendes, o presidente bossa nova Juscelino Kubitschek (Vaz foi premiado com a Medalha JK 2002), o presidente deposto João Goulart, o revolucionário Che Guevara e o Templário Jacques De Molay, e agora, o imperador D. Pedro I. Na televisão, john participou da minissérie ???Amazônia??? de Gloria Perez, onde interpretou o coronel boliviano Rosendo Rojas e interpretou Jango na ???minissérie JK??? em 2006. Também participou das novelas da rede Globo, ???Belíssima??? e “Beleza Pura” ambas no papel de policial. No cinema, interpretou Che Guevara, com direção de Gringo Cardia.
SERVI??O
Espetáculo D. Pedro I
Dia: 06 de setembro
Horário: ??s 20h
Local: Teatro Paulo Autran – Rua Belém, 233 – Americana
Telefone: (19) 3478-9222
ENTRADA FRANCA (senhas destribuidas 1 hora antes do espetáculo)
Faixa etária: acima de 10 anos