A 21ª edição do Espetáculo Via Crucis foi lançada nesta terça-feira, com uma novidade histórica: após 20 anos de apresentações no Centro Social Urbano, a peça passará a ser encenada em uma cidade cenográfica montada na Usina Santa Bárbara. O evento, que reuniu imprensa, autoridades e convidados, no Tivoli Shopping, anunciou ainda o elenco protagonista de 2018 e deu início à 4ª edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”.
A escolha da Usina Santa Bárbara como palco de um dos mais belos espetáculos da região marca a grandiosidade do Via Crucis em sua 21ª edição. Mudanças na arquibancada, para que a plateia veja toda a concepção cênica frontalmente, também estão previstas neste ano de 2018.
“Nos 200 anos de Santa Bárbara, poder celebrar a junção da tradição da Usina Santa Bárbara com o Via Crucis é algo que gera muita expectativa. A Usina Santa Bárbara será um espaço acolhedor, com cinco dias abertos à população de toda a região. Que todos possam viver, mais uma vez, a mais bela história de todas”, comentou o prefeito Denis Andia.
O secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, afirmou que a Usina vem sendo estudada há anos para receber a encenação. “?? um espaço que comporta muito bem grandes eventos e possui uma bela arquitetura, além de forte ligação com o município. Já na edição anterior o prefeito Denis Andia havia proposto essa mudança e nos colocamos à disposição. Em 2017 celebramos os 20 anos da peça e nos apresentamos no Centro Social Urbano para manter a tradição. Porém, para a 21ª edição, buscamos inovar e realizar esse sonho antigo, unindo-o às comemorações de aniversário de 200 anos da cidade. Para receber a encenação e a plateia, muitas mudanças já estão sendo planejadas”, adiantou.
Uma leitura contemporânea
Responsável pela direção artística da peça, Otávio Delaneza destacou que as oficinas de voz e expressão corporal foram fundamentais para a seleção do elenco. “Neste ano assumi toda a parte de oficinas para ter um contato mais próximo com os atores e assim começar a planejar a montagem de 2018. Neste processo, fomos descobrindo as energias e o tom de voz para cada personagem, resultando na seleção”, apontou.
A magnitude em sua estrutura, aliada ao lado humano da encenação, é o que faz do Via Crucis um projeto tão duradouro, apontou a coordenadora geral, Lays Ramires. “Essa grandiosidade se dá pela reunião de pessoas em prol da arte. Ela possibilita que cada um se entregue e sinta toda a energia do teatro, que é a necessidade do outro. Esse lado humano, a história milenar, contada todo ano de uma forma diferente e a inovação constante proposta pela direção, também contribuem para o sucesso”, analisou.
A naturalidade e a força dramática foram decisivas para a escolha de Bruno Bortolucci para o papel de Jesus de Nazaré, pelo sexto ano consecutivo. O ator comentou que a maturidade traz novas vivências e isso se reflete no trabalho de ator. “Me recordo que, quando interpretei o papel pela primeira vez, tracei um perfil, sendo o mesmo esqueleto que utilizo para esta edição, mas sempre descobrindo e colocando novas características em cena”, disse. Depois de se destacar como Samaritana na edição de 2017, a atriz Carolina Brito viverá a mãe de Jesus, Maria de Nazaré. Ela contou ter ficado surpresa com a escolha e ressaltou a gratidão em dar vida a uma personagem tão marcante. “Para mim, é uma honra e um desafio retratar a força e a sensibilidade desta mulher, que possui um amor tão grande que é o amor de mãe”, destacou.
Uma das principais novidades da edição é que o público não verá em cena a figura de Satanás e, sim, a do anjo da guerra, antagonista interpretado pelo ator Jayro da Silva, que apresentará muitas reflexões sobre o passado e o presente vividos pela humanidade. “A proposta inicial é trazer um tom irônico, sarcástico e, ao mesmo tempo, sutil ao personagem”, disse. O ator Geovan Barbosa dará vida ao governador de Roma, Pôncio Pilatos, responsável pela condenação de Jesus. Já Vinícius Pestana viverá um personagem emblemático na história, que envolverá o público com sua narrativa, representando a luz.
Assinada novamente por Denis Espanhol, a dramaturgia trará um olhar contemporâneo, estimulando a reflexão sobre a mensagem de Cristo e o mundo atual. “Trabalhar a contemporaneidade no Via Crucis envolveu muito sentimento e, principalmente, muita reflexão, pois a mensagem que Cristo deixou há 2 mil anos ainda é urgente para o século XXI”, comentou o autor.
As apresentações serão realizadas de 28 de março a 01 de abril de 2018, sempre às 20 horas, com entrada franca. A pré-estreia, voltada à imprensa e convidados, acontecerá no dia 27 de março.
Exposição “A Paixão em Cenas”
Com a participação de novos fotógrafos, a exposição itinerante “A Paixão em Cenas” chega à sua 4ª edição trazendo um resumo do espetáculo de 2017. São 12 imagens que destacam expressões e sentimentos dos artistas em diferentes cenas.
A grande novidade é que em 2018 os espectadores que registrarem imagens da 21ª edição e publicarem em suas redes sociais (Facebook e Instagram) usando a viacrucis21anos também poderão ter suas fotos divulgadas na próxima edição da exposição. O objetivo, segundo o secretário municipal, Evandro Felix, é contemplar ainda mais pessoas no projeto. ?? importante que os perfis estejam públicos para que as fotos possam ser acessadas.
Participando pela primeira vez da exposição, o fotógrafo João Angelo contou que se inscreveu para registrar o evento a pedido da filha, Juliana Angelo, que integrou a montagem no ano passado. Ele disse ter ficado muito satisfeito com o resultado das imagens.
Já Aleandro Monte falou sobre a relevância da exposição na divulgação da peça. “Estou seguro de que a exposição atrairá muitas pessoas para o Via Crucis de 2018, pois as imagens falam por si próprias, muita emoção, dedicação e organização de toda a equipe”.
Após sua passagem pelo Tivoli Shopping, a exposição seguirá para o Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum, para a Câmara Municipal e para a Usina Santa Bárbara, nas noites de apresentação da peça. O projeto também traz imagens de Carlos Petrini, José Roberto Bueno, Luis Eduardo Deffanti, Marcel Carloni, Marcelo Nascimento e Rudi Silva.
O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Via Cultura, com patrocínio master dos Supermercados Pague Menos, co-patrocínio Broto Legal e Cimentolit, apoio Cofaco, Cristiantex, Malhas Teda, Unimed, Usicomp e Lojas Kacyumara, apoio institucional EPTV e Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias. Já a exposição “A Paixão em Cenas” tem patrocínio do Tivoli Shopping, Usicomp e Aro Contabilidade e realização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste