O estrabismo, se não for tratado corretamente pode causar perda irreversível da visão no olho doente. Por isso, é importante diagnosticar e tratar o quanto antes. Para enxergar bem, os olhos devem estar orientados para o mesmo ponto de fixação. No caso do estrábico que enxerga com menor senso de profundidade, o cérebro só interpreta uma imagem porque ???ignora??? a imagem recebida pelo olho com problema.
Por isso, é importante estimular esse olho usando o tampão no olho “bom”. O tratamento bem feito pode não colocar o olho de volta ao lugar, mas desenvolve a visão.
O paciente pode fazer a cirurgia, mas apenas por questões estéticas. Em alguns casos, o problema é corrigido com o uso dos óculos e o olho se esforça para desviar e corrigir o grau. Mas, quando a pessoa tira os óculos, volta a ficar estrábica.
O estrabismo pode aparecer por herança genética já no nascimento ou nos primeiros anos de vida. Um dos sinais que pode ajudar a identificar o estrabismo é se a pessoa não conseguir assistir aos filmes em 3D.