No dia 29 de outubro, é oficialmente lembrado o Dia Nacional do Livro. Com o objetivo de marcar a data e, ainda estimular o hábito da leitura, um grupo de alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente de Americana vai promover no próximo sábado, dia 25 de outubro, a campanha Semeando Literatura. O evento que tem o apoio da Prefeitura de Americana, acontecerá na Praça Central Comendador Hermann Müller, das 9h às 15h, e é totalmente gratuito.
Um levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro e divulgado em março deste ano afirma que o Brasil tem hoje 50% de leitores (pessoas que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes) entre as idades de 12 a 26 anos. Segundo o estudo, é preciso estimular a leitura, principalmente, entre as famílias das classes C, D e E, que concentram cerca de 40% da população e a maioria dos não leitores no país.
A proposta do grupo de alunos que estão concluindo o curso técnico em Eventos é a de, além de aproximar leitores, incentivar escritores e proporcionar o intercâmbio de interesses culturais na literatura.
Durante o evento serão realizadas diversas atividades como: contação de histórias para as crianças, apresentações circenses e a distribuição de marca página e adesivos com frases de incentivo à leitura.
A campanha Semeando Literatura também pretende dar um colorido todo especial à praça central. No local, será montado um quebra-cabeça gigante, reproduzindo o quadro Abaporu da artista brasileira Tarsila do Amaral. As peças foram espalhadas em diversos pontos da Etec e uma campanha foi lançada nas redes sociais com a pergunta: ???Você viu esta peça????.
Solidariedade também fará parte do evento. Os participantes que quiserem doar livros de literatura que não são mais utilizados e estejam em bom estado de conservação poderão entregar as obras no dia do evento. Os livros arrecadados serão destinados à entidade Sespa (Serviço Social Presbiteriano de Americana) ??? que desenvolve importantes ações sociais na cidade.
Para o coordenador do curso técnico em Eventos, Felipe Gomes de Assis, a intervenção cultural e artística promovida pelos alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Eventos da Etec Polivalente de Americana tem por objetivo oferecer uma série de atividades alternativas durante os intervalos das aulas, rompendo a rotina das noites da escola.