A Campanha Novembro Azul teve início nesta sexta-feira (6), no Clube da Melhor Idade, com palestra do diretor clínico do Hospital Municipal, o médico urologista José Lourenço Jorge Alvarenga. Em seguida houve a realização de dezenas de coletas de PSA, exame de sangue usado no diagnóstico da presença do câncer de próstata. A Secretaria de Saúde programou diversas ações, como a realização diária de exames de prevenção e a Caminhada Novembro Azul.

A primeira-dama do Município citou que o Novembro Azul tem programação especial, assim como houve no Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. “Este ano temos a novidade da Caminhada Novembro Azul, que será noturna”, destaca Andréa Souza. O evento será no dia 26, a partir das 19 horas, em frente da Prefeitura, em parceria com o Grupo Solo.
O secretário de Saúde citou que o Novembro Azul se tornou um evento mundial. “Se não está bem, vamos tratar. No começo o tratamento é muito mais eficaz”, reforça Sérgio Molina. No dia 28, das 8 às 12 horas, o Ambulatório de Especialidades terá a presença de uma equipe de urologistas para realizar consultas aos homens que realizaram coleta de PSA e estão sendo encaminhados.
O palestrante do dia frisou que presentes sejam multiplicadores das informações sobre a prevenção à doença. Lourenço trouxe dados a respeito do câncer de próstata no Brasil e no mundo, além de explicar as formas de prevenção e tratamento ??? cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “?? efetivo o tratamento quando descobre alteração logo no início”.