A mostra fotográfica “Descobertas e aprendizagens”, que reunirá 200 trabalhos de professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Americana, será aberta nesta terça-feira, (24/4), às 15h, na entrada (ao lado da recepção) da Secretaria de Educação (Rua dos Professores, 40, Centro).
A exposição é resultado de finalização da oficina “Fotografia: um olhar sensível para os registros pedagógicos”. O curso foi ministrado pela pedagoga da Secretaria de Educação, Eliana Verrengia. “O objetivo dessa mostra fotográfica é tornar visível um pouco do trabalho realizado nas escolas de educação infantil da rede e trazer novas discussões e novos olhares para o trabalho com crianças dessa etapa da educação”, disse a pedagoga.
As fotografias ficarão na secretaria até o dia 4 de maio, no horário das 9h às 16h, de 2ª a 6ª feira. “As imagens que serão apresentadas foram coletadas para reflexões na oficina “Fotografia: um olhar sensível para a documentação pedagógica”, dessa forma nessa mostra não temos o objetivo de mostrar imagens artísticas ou técnicas fotográficas, mas a beleza das descobertas e aprendizagens da infância. Os registros fotográficos foram feitos de forma amadora pelas professoras e pedagoga”, ressaltou.
Participaram da oficina 20 professoras e cada uma delas irá mostrar em torno de 10 fotos que foram capturadas em suas escolas com seus alunos. “A temática é de fotos que mostrem as crianças em situações de descobertas e aprendizagens, ou seja, fotos que façam pensar, refletir, olhar, se sensibilizar com a beleza das descobertas da infância”, revelou Eliana.
O objetivo da oficina, que aconteceu durante o mês de abril, foi estimular a sensibilização, a reflexão e a apuração do olhar em relação aos registros fotográficos na documentação pedagógica e, ainda apresentar noções de como construir narrativas fotográficas para uma documentação pedagógica.
“Já faz algum tempo que estava pensando no uso do registro fotográfico na escola. Afinal, qual é o papel da fotografia na escola? Tiramos fotos apenas para mostrar aos pais/responsáveis rostinhos bonitinhos e mãozinhas sujas de tinta? Esses e outros questionamentos me levou a reflexão que a fotografia pode ter uma função muito mais significativa no contexto escolar”, disse a pedagoga.