Soldados do Exército iniciaram nesta quarta-feira (2) o trabalho de combate à dengue junto aos agentes de saúde. As visitas casa a casa foram realizadas na região da Praia Azul, onde, desde 22 de fevereiro, os 57 novos agentes estão atuando. A próxima região a receber a visita dos profissionais será a do Antônio Zanaga.
A secretária de Saúde, Mirella Povinelli, explicou que 15 soldados vêm para Americana todas as terças, quartas e quintas-feiras, até o dia 17 de abril. ???Os soldados vão acompanhar os agentes da dengue em visitas às residências. Com isso, esperamos que as famílias se sintam seguras com a presença dos militares, e abram suas casas para as inspeções e orientações???, disse a secretária.
A Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos de combate à dengue a partir de 22 de fevereiro com o início da atuação de 57 novos agentes de controle de vetor. Nesse primeiro momento, os agentes trabalham das 8 às 16 horas, visitando os imóveis, orientando os moradores e solicitando eventuais intervenções para acabar com criadouros do mosquito Aedes aegypti. Após uma avaliação, uma equipe trabalhará em horário diferenciado para atender os imóveis que estavam fechados na primeira etapa. Nesses casos, os trabalhos serão realizados de segunda a sexta, até às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 11 horas.
Enquanto os novos agentes e os soldados realizam as vistorias na cidade toda, os 23 agentes que já atuavam na Secretaria de Saúde se concentram nas áreas onde há notificações de casos de dengue, além do atendimento a reclamações registradas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e de ações educativas em igrejas, escolas e indústrias.
Os casos positivos de dengue na comparação de 2015 com 2014 diminuíram. Em janeiro de 2015, foram 61 casos e 405 em fevereiro. Em janeiro de 2014, ocorreram 158 casos positivos e 1.301 no mês de fevereiro. Em 2016, até o momento, são 25 casos positivos da doença.