As primeiras hastes flexíveis de plástico biodegradável chegaram ao mercado brasileiro. O produto foi desenvolvido na fábrica da Mili em Três Barras (SC), onde está sendo fabricado. A embalagem com 75 hastes leva a marca Mili Love & Care e complementa a linha premium da fabricante paranaense, que compreende ainda fraldas descartáveis infantis, lençol higiênico descartável e toalhinhas umedecidas.
O plástico usado nas hastes torna-se biodegradável com a adição do composto d2w, que acelera a decomposição do canudo. O plástico leva de 100 a 200 anos para se decompor na natureza. Com o d2w, dependendo do meio, a degradação ocorre entre três meses e um ano.
Para garantir a rápida decomposição, o plástico não recebe aditivos químicos coloridos, por isso a haste flexível Mili Love & Care é transparente. Como o algodão das pontas das hastes é um produto natural, que recebe apenas tratamento antigermes, as hastes são 100% biodegradáveis.
Até então o composto vinha sendo aplicado apenas em canudinhos para bebidas. Produzido na Europa, ele é certificado no Brasil pelo Inmetro e ABNT.
A inovação foi desenvolvida em conjunto entre as áreas de produção, marketing e comercial da Mili. Além de entregar ao consumidor um produto que não agride a natureza, a Mili também conseguiu oferecer um preço final competitivo com aqueles que usam o plástico tradicional.
A engenheira de produção Renata Kozanda explica que a embalagem descreve as características do produto que protegem a natureza, mas ainda assim incentiva o consumidor a fazer a reciclagem, separando as pontas de algodão das hastes antes do descarte. “O algodão utilizado vai para o lixo orgânico e o canudinho para o lixo reciclável.”