Fatec e inovação- Um aplicativo que promete ampliar a participação dos moradores de Americana nas ações de preservação ambiental. Este é o Click Verde, projeto desenvolvido por estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana – Ministro Ralph Biasi em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Gratuita e colaborativa, a ferramenta permitirá que os cidadãos compartilhem imagens e informações sobre praças, parques, hortas comunitárias, áreas de preservação e outros espaços verdes que supervisionam ou ajudam a cuidar. Com base nas informações, a prefeitura poderá mapear, monitorar e utilizar os dados para o planejamento de ações ambientais e urbanas.

Fatec Americana

Aplicativo funcionará também como ferramenta educativa sobre importância dos espaços verdes urbanos

De acordo com o coordenador do curso, Rogério Nunes de Freitas, o aplicativo foi pensado para promover uma gestão mais participativa e eficiente.

“A geolocalização será um recurso fundamental no processo, pois facilitará a identificação exata das áreas cuidadas pela comunidade. Assim, será possível construir um banco de dados confiável para subsidiar futuras políticas públicas ambientais”, detalha.

Plataforma educativa 

Click Verde funcionará também como uma plataforma educativa, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação dos espaços verdes urbanos.

As contribuições dos usuários serão validadas e integradas a um painel de monitoramento acessado pela Secretaria de Meio Ambiente, que poderá observar tendências, reconhecer boas práticas e identificar áreas que necessitem de maior atenção.

Rogério ressalta que a solução aproxima a comunidade do poder público e fortalece o papel do cidadão como agente ativo da conservação ambiental. “Além disso, é um exemplo claro de como o conhecimento gerado em instituições públicas de ensino pode retornar à sociedade em forma de benefício coletivo”, completa.

Conhecimento transformador na Fatec

Produzido pelos alunos Andrew Tamamini Bartolome, Gabriel Tavares Costa, Lorran Lopes de Araújo, Magnum Cesar de Oliveira Libanori e Walison Figueiredo, sob orientação do professor Lucas Serafim Parizotto, o aplicativo está em fase final de desenvolvimento. Para Gabriel, o Click Verde mostra como um projeto acadêmico pode sair do papel e fazer a diferença na vida das pessoas. “Levar o que aprendemos para a comunidade torna o conhecimento mais vivo, útil e transformador. É gratificante ver a teoria se tornando prática e gerando impactos”, comenta.

Andrew concorda com o colega de grupo: “A ideia surgiu dentro da Fatec, mas desde o início sabíamos que só faria sentido se pudesse ser aplicada fora da sala de aula. É a possibilidade de entender que aquilo que aprendemos tem um valor real, e pode, de verdade, mudar a realidade à nossa volta”, conclui.

Leia Mais  notícias da cidade e região