A Diretoria de Vigilância em Saúde de Nova Odessa está exigindo a apresentação do comprovante de endereço para quem vai tomar a vacina da febre amarela no município. A exigência segue uma orientação da Diretoria Regional de Saúde, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo.
???Cada município recebe uma quantidade de doses da vacina calculada de acordo com o número de habitantes. Se começarmos a vacinar pessoas de outras cidades, vai faltar vacina para os moradores de Nova Odessa, por isso a orientação do Estado para que cada município vacine somente quem mora na cidade???, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
Em 2017, foram aplicadas 3.032 vacinas contra a febre amarela no município. Responsável pelo setor de Controle de Endemias, a enfermeira Paula Mestriner lembra que no ano 2000 foi realizado um grande mutirão de vacinação na cidade, com atendimento de mais de 40 mil pessoas. ???Estamos divulgando essa informação para que as pessoas consultem a carteira de vacinação e confiram se não tomaram a vacina no ano 2000. Se já tomaram, estão imunizadas e não precisam se preocupar. Se tiverem dúvida, podem levar a carteirinha até a UBS mais próxima de sua casa para esclarecer???, explicou.
MUTIR??O – Além da vacinação de quem vai viajar para áreas de risco, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa intensificou o trabalho de conscientização dos moradores da cidade sobre a importância de combater o mosquito transmissor desta e de outras doenças, o Aedes Aegypti.
Amanhã, no bairro São Jorge, será realizada a terceira edição do Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, a partir das 8h. A ação de conscientização é realizada em parceria com a EPTV, afiliada da Rede Globo de Televisão. Será realizada uma caminhada pelas principais ruas do bairro e, durante o percurso orientarão os moradores sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as formas de evitar sua proliferação.