O contingente diário de 60 guardas deslocados para o patrulhamento no Parque de Eventos do Clube dos Cavaleiros de Americana pela GAMA (Guarda Municipal) correspondeu nos oito dias da 28ª Festa do Peão de Americana. O número de ocorrências registradas foi praticamente a metade do verificado na edição de 2013, (32 a 17).
???O trabalho foi mais efetivo, e o público também colaborou massivamente. Não tivemos muitos problemas e com os guardas espalhados pelo recinto a pé, de moto ou com as bases móveis, o trabalho preventivo falou mais alto, junto também de todo o esforço compartilhado entre as outras instituições de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e seguranças privados???, destacou o diretor-comandante da GAMA, Adilson Bicalho.
Das 17 ocorrências registradas pela corporação na edição 2014, duas pessoas foram presas em flagrante: uma boliviana de 24 anos, moradora de São Paulo foi detida por furto com três telefones celulares e R$ 150 em dinheiro; e um comerciante paulistano de 44 anos, que havia levado os smartphones de quatro vítimas. Outras sete pessoas foram levadas por guardas até o plantão policial da cidade para averiguação.
Do total, foram registrados três furtos, duas brigas (uma com lesão corporal), um dano, uma apreensão de veículo, duas apreensões de objetos (entre elas 200 ml de lança-perfume), uma de entorpecente (16 gramas de maconha) e cinco apoios a ambulâncias.
???Focamos o trabalho deste ano no preventivo e na orientação, e obtivemos sucesso ao coibir, por exemplo, a presença de cambistas, flanelinhas e ambulantes no entorno do recinto, o que facilitou a fluidez do tráfego na chegada e na saída do evento, bem como a presença dos guardas dentro do parque. O público também foi bastante receptivo com esta presença???, lembrou Bicalho.
A corporação esteve presente com 60 guardas, diariamente, com viaturas, Canil, motos e duas bases móveis de monitoramento, e uma base fixa para orientação.