Filipe Toledo em Trestles

Na próxima sexta-feira (08), será realizada a primeira chamada para o momento mais aguardado do ano para os fãs de surf: o WSL Finals. O evento, realizado em Trestles, na Califórnia, irá definir os grandes campeões mundiais de surf do ano de 2023. Atual campeão mundial e visando o bicampeonato, o surfista Filipe Toledo chega a Trestles como o grande favorito após mais uma temporada irretocável, liderando o ranking da WSL, precisando vencer apenas 2 baterias para garantir a defesa de seu título mundial.

Durante o ano, Filipinho conseguiu novamente manter a constância que o credenciou ao troféu inédito na temporada passada, garantindo a vaga antecipada para as finais da WSL e, consequentemente, para as Olimpíadas de Paris em 2024. Em 2023, o surfista brasileiro chegou em três finais: Sunset Beach, El Salvador e J-Bay, terminando com o título nas três oportunidades, além de manter um desempenho bastante regular durante as 10 etapas do circuito mundial, se isolando na liderança do ranking.

Agora, a sua situação é bastante parecida com a do ano passado. Filipe já está na final, por ser o grande líder do circuito, e terá que esperar pelas baterias de Jack Robinson, João Chianca, Ethan Ewing e Griffin Colapinto, para saber quem o enfrentará na decisão pelo lugar mais alto do pódio. O retrospecto é bastante favorável para o brasileiro, já que ele mora há alguns anos na região de San Clemente, possuindo um vasto conhecimento das ondas de Trestles e é considerado por muitos um dos melhores surfistas da história do pico. Além disso, todas as edições do WSL Finals até hoje – 2021 e 2022 – foram vencidas por brasileiros, e nas últimas oito edições do circuito mundial de surf, seis campeões são do Brasil.

Filipe Toledo surfando durante a etapa de Teahupoo, 2023. Crédito: Beatriz Ryder/ World Surf League

“Estou bastante focado e me preparando da melhor forma possível para chegar 100% nas finais. As disputas vão ser duríssimas. São vários atletas de alto nível e que podem surpreender. Seria incrível trazer esse bicampeonato para o Brasil, ainda mais perto da minha família e dos meus amigos. Vou seguir firme, porque ainda tem muito trabalho a ser feito”, conta Filipinho. A janela do WSL finals será realizada entre os dias 08 e 16 de setembro.

 

 

Leia + Sobre todos os Esportes

O MELHOR DO MUNDO

Filipe Toledo, 28 anos, é um dos principais surfistas do mundo, natural de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Desde os 16 anos na elite do surfe mundial, Filipinho, como é conhecido, acumula 15 etapas vencidas em 21 finais disputadas em sua carreira. Em 2022, após um ano brilhante, se tornou campeão mundial, entrando para a seleta lista de brasileiros que alcançaram o feito. Além do show que dá surfando, Filipe transcende o surfe fortalecendo a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações.

O surfista é responsável por projetos próprios, como a Filipe Toledo Surf Store, localizada na Praia Grande, em Ubatuba. A loja vende artigos, muitas vezes exclusivos, do universo do surfe e das marcas que já são parceiras do atleta. Em parceria com a sua loja, Filipinho promove o circuito Filipe Toledo Kids On Fire, com o intuito de fomentar o esporte na região de Ubatuba, contemplando atletas de 10 a 16 anos de todo o Brasil. Filipe também é fundador da sua própria escola de surf, a Filipe Toledo Surf School, que busca desenvolver atletas da categoria de base, na Praia Grande. Ele também é padrinho do Projeto Namaskar, que oferece educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde e serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O Namaskar conta com oficinas de yoga, ballet, surfe, teatro musical, violão, bateria, futebol, etc.

Além disso, anunciou recentemente sua entrada como sócio da Let ‘s Poke, rede de culinária havaiana, com o intuito de espalhar a cultura local pelo Brasil e também para o squad BB, o time de atletas e influenciadores patrocinados pelo Banco do Brasil.

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP