Finados é o dia em que nós, cristãos, rezamos de modo ainda mais afetuoso e intenso por nossos irmãos na fé, ou seja, os batizados em Cristo que já morreram. Mas todos, não só os cristãos, são objeto da oração e solicitude da Igreja, que é Corpo de Cristo, o Salvador de todos! Aliás, diariamente, na Santa Missa, a Igreja recorda não somente ???nossos irmãos que partiram desta vida???, mas também ???todos aqueles cuja fé só vós conheceis???!
De todo modo, o Dia de Finados coloca-nos diante de uma questão fundamental para nossa existência, a saber: o nosso olhar sobre a vida e sobre a morte.
São Josemaria Escrivá apresenta-nos palavras perpassadas pela confiança em Deus e que muito contribuem numa nova visão sobre a morte: ???Não tenhas medo da morte. Aceita-a desde agora, generosamente…, quando Deus quiser…, como Deus quiser…, onde Deus quiser. Não duvides; virá no tempo, no lugar e do modo que mais convier…,enviada por Deus Pai. Bem vinda seja a nossa irmã, a morte!??? (Caminho, 739).
Não importa saber quando, o convite é para que vivamos a dinâmica cotidiana de conversão, que é obra da graça de Deus, que espera nosso esforço. Porque cremos na primazia e eficácia da graça de Deus em nossas vidas, vivemos a cada instante, num empenho contínuo e esperançoso. Aliás, é melhor viver na confiança e no amor: somos filhos de Deus e ele nos quer no céu e nos dá todas as graças para alcançá-lo.
Bem vinda seja a nossa irmã, a morte! Não se trata de linguagem poética, mas revela uma grandeza: o cristão que alimenta a expectativa de ver o rosto de Deus ??? Pai, Filho e Espírito Santo ??? encara na morte uma oportunidade de experimentar a realidade desejada. Obviamente, o desejo não é morrer, mas ver a Deus.
Porém, nós os cristãos, não nos anulamos e nem fugimos do mundo. Procuramos estar bem aqui, apesar dos desafios da vida, somos conscientes de que nossa pátria definitiva é o céu.
Finados, assim, é ocasião de rezar pelos nossos queridos e queridas, mas lembrados de que ???tal vida, tal morte???, oremos para que transformemos nosso olhar sobre a vida e sobre a morte.
Padre Pedro Leandro Ricardo ??? Reitor do Santuário Santo Antônio de Pádua