A Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Serviços Urbanos e das regionais administrativas do São Vito, São Luiz e Praia Azul, realizou no último sábado, 2/3, uma força-tarefa na região do Jardim Alvorada. A ação, que foi iniciada às 7h, contou com diversas equipes que capinaram, removeram entulho, entregaram mudas, pintaram guias, varreram as ruas e cortaram e removeram árvores até o final do dia.
A capinação de mato alto foi feito na Praça Jorge Arbix, região central do bairro, além do campo do Alvorada e uma área verde jardinada; a equipe de podas de árvores fizeram o trabalho em 80 árvores e removeram outras duas, das espécies ligustro e espatódea, que possuíam necrose degenerativa e estavam com risco de queda; a equipe removeu 40m³ de galhos e 10m³ de madeiras do bairro; cerca de 130 mudas foram doadas para moradores plantarem em suas calçadas, entre elas oiti, amoreira, aroeira-sala e ipê-mirim.
Uma área que gerava constante reclamação e pedidos de limpeza por parte da Prefeitura é a alça de acesso do Viaduto da Avenida Nossa Senhora de Fátima. Segundo o subsecretário de Limpeza Pública, Jair Mollon, a equipe removeu 40m³ de entulhos e lixos domésticos descartados irregularmente na área. Ainda segundo ele, um morador foi identificado descartando lixo no local e será notificado pelo Grupo de Proteção Ambiental.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Allan Jonas Duarte, o resultado foi muito positivo. ???A exemplo do primeiro, no Jaguari, o mutirão teve uma produtividade muito boa. A equipe está mais entrosada e eu acredito que o mutirão se torne um ato permanente da secretaria e beneficiará, de forma periódica, todos os bairros de Americana???, disse Duarte. Ainda segundo Allan, diversos pedidos de moradores foram atendidos, além de ações necessárias no bairro.
O próximo mutirão será realizado no dia 16/03 na região do Parque Novo Mundo. A área com maior necessidade está sendo analisada pela equipe da secretaria.