Desde o começo de outubro, o NOAC (Nova Odessa Atlético Clube) promove, com apoio da Prefeitura da cidade, uma “peneira social” em busca de novos talentos nas categorias de base, do sub-11 ao sub-20. Porque “social”? Porque, seguindo a filosofia do clube e da atual gestão municipal, mesmo os adolescentes que não são selecionados num primeiro momento têm a opção de participar da Escolinha de Futebol do clube e, no futuro, ganhar uma nova chance nos times de competição da agremiação.
Quem acompanha de perto o trabalho do NOAC é o secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, o ex-jogador profissional Thiago Gentil. “Eles estão fazendo essa frente social também, além do clube profissional, que está abrindo espaço para crianças da cidade, do Estado e até de outros estados”, justificou o secretário. A Secretaria de Esportes da Prefeitura apoio a iniciativa através da cessão dos campos para as partidas – incluindo o Estádio Natal Gazzetta, o “Campo do Progresso”.
Segundo Rafael Roberto Duarte, coordenador das categorias de base, a montagem das equipes das categorias de base visa a disputa do Campeonato Paulista a partir de 2022. Até o momento, já foram feitas as “peneiras” nas categorias sub-11 e sub-13 (para os nascidos entre 2009 e 2012), atendendo a cerca de 400 adolescentes, dos quais cerca de 250 já treinando na cidade.
Já nas categorias sub-15 e sub-17, o processo com as “peneiras sociais” deve ter início muito em breve, provavelmente já a partir de dezembro, para começar o trabalho com as equipes competitivas em janeiro. Mais informações aos interessados podem ser obtidas na página do clube na rede social Facebook, em https://www.facebook.com/Nova-Odessa-Atletico-Clube-107166314940680. As “peneiras sociais” acontecem normalmente às quartas e sextas-feiras, no Estádio, das 14h às 17h.
“Os que não foram aprovados para o alto rendimento, nós inserimos na escolinha do clube, na qual vamos prepará-los nos treinamentos e competições regionais, para buscar espaço nos times do Paulista novamente no futuro. É realmente um projeto de futebol para todos: os selecionados disputam as competições da FPF e os não aprovados se preparam na nossa escolinha para tentar futuramente buscar espaço”, acrescentou Rafael Roberto.
Segundo o dirigente do NOAC, o oferecimento das turmas mas escolinhas, abertas a todos os adolescentes interessados na prática do futebol e do esporte em geral, “sempre foi um pedido do Leitinho (Cláudio José Schooder), para que, quando trouxéssemos o clube para a cidade, voltássemos com a escolinha para crianças de todas as idades, além do alto rendimento”, completou o coordenador.
Ele destacou ainda que o sub-20 já treina desde julho, inclusive com alguns atletas alojados na cidade. Segundo Rafael Roberto, outro pedido do prefeito que tem sido atendido pelo NOAC é a prática de observar os atletas adolescentes dos demais clubes amadores da cidade, em busca de talentos em potencial.
“A importância maior é poder dar oportunidade a esses adolescentes, não só da nossa cidade, mas de cidades vizinhas, que não tem oportunidades de praticar esportes. Estamos abrindo portas para essas crianças irem atrás do seu sonho, quem sabe poder viver do esporte no futuro, terem uma profissão e uma carreira digna, longe dos riscos das ruas e da internet”, acrescentou o secretário Thiago Gentil.
ESCOLINHAS NOS CLUBES
Outros projetos de atendimento a crianças e jovens de Nova Odesa através do futebol também seguem em andamento na cidade – neste caso, através das parcerias com os clubes amadores, que podem utilizar os campos municipais para suas atividades em troca de manter escolinhas de esportes gratuitas nas modalidades de base, em alguns casos a partir dos 6 anos de idade.
“Muitas dessas crianças muitas vezes não têm condições de pagar uma escolinha particular ou pagar um ônibus para levá-los. Através da Secretaria de Esportes, estamos fomentando a utilização desses campos nos bairros, permitindo que as crianças e adolescentes tenham essa poção de prática esportiva ao lado de sua casa”, completou o secretário.
O NOAC
Transferido para a cidade em 2012 e finalmente “ativado” em meados deste ano, o Nova Odessa Atlético Clube é filiado à Federação Paulista de Futebol e tem as cores branca, vermelha, verde e preta em seu uniforme. Seu presidente é o novaodessense Helvécio Duarte.
A equipe visa a formação de novos talentos, a entrada em competições oficiais e a manutenção de um projeto social através das escolinhas, disputando atualmente competições das categorias de base da FPF, com mando no Estádio Municipal Natal Gazzetta, mais conhecido como o “Campo do Progresso”, extinto clube amador da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatApp (19) 98159-4161.