A Geração Z é considerada como uma geração totalmente diferente de todas as outras. Seja na forma como eles agem, pensam ou se comunicam, a GenZ parece sempre trazer um novo olhar nas situações, especialmente nas relações interpessoais. Mas será que isso realmente acontece?
|
Uma pesquisa conduzida pelo happn, um dos aplicativos de namoro mais baixados no Brasil, com usuários entre 18 e 25 anos (GenZ), mostra que, quando falamos de relacionamentos românticos, este público está dividido em dois: quase metade (49%) utiliza os aplicativos buscando um relacionamento sério e uma pequena maioria (51%) busca outros tipos de relacionamento, sejam eles passageiros ou apenas uma “amizade colorida”.
Clareza nas ideias
Aqueles que pensam que essa geração está no modo “deixa a vida me levar…”, estão errados. Mesmo para aqueles que buscam apenas diversão nos relacionamentos, 60% dos usuários do happn que são da Geração Z disseram que o Crush precisa ser honesto sobre suas intenções. Em outras palavras: falar abertamente sobre estar em busca de um namoro sério ou em busca de apenas uma “amizade colorida”.
Eterno até que a morte os separe
Falando sobre relacionamentos em geral, não apenas os virtuais, 95% da Geração Z acredita que os relacionamentos podem durar para sempre. Destes, mais da metade (55%) acredita que é raro que um relacionamento romântico dure uma vida inteira, mas que a possibilidade existe. Apenas uma pequena parte (3%) não acredita na eternidade de um relacionamento.
Ainda em relação ao futuro, casar e constituir família é uma meta importante para 53% dos entrevistados da Geração Z. Por outro lado, a pesquisa do happn mostra que, para 5% deles, não é uma meta de vida.
E falando sobre objetivos…
Embora ter uma relação romântica seja um ponto desejado por muitos, este não é o principal objetivo de vida para esta geração: 31% querem ter uma vida financeira estável, seguida de uma carreira profissional (28%) e só depois querem dar espaço para o amor (18%).
“Estes dados nos mostram que, como outras gerações, como os Millennials, a Geração Z ainda acredita no amor e, em certa medida, no romance. O que muda, talvez, é a maneira como as pessoas se relacionam entre si, com mais transparência e aceitação. Sabendo disso, os aplicativos de namoro podem ser grandes amigos e agir como um capacitador na busca pelo amor ou um Crush para compartilhar momentos”, comenta Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.
Dia dos Namorados
Com o dia dos namorados se aproximando, o happn revelou que os solteiros da Geração Z vão tentar procurar uma pessoa especial no aplicativo, já que 68% dos entrevistados consideram a data “fofa” e gostariam de estar na companhia de um Crush para celebrá-la. Se você está procurando iniciar um relacionamento com alguém desta geração, saiba que sua chance de sucesso pode ser ainda maior, pois 90% dos GenZ disseram que, se encontrarem uma pessoa legal, podem começar um relacionamento.