A humanização do atendimento e a construção de vínculos entre a gestante e os profissionais da rede pública de saúde: este é o objetivo do projeto “Amor de Mãe”, que foi lançado esta semana no Clube da Melhor Idade, em Nova Odessa. Através da iniciativa, a mulher terá à disposição uma equipe multiprofissional e ainda possibilidade de realizar aulas de pilates.
Resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde, o projeto atenderá as mulheres desde a gravidez, com acompanhamento também no parto e puerpério através de reuniões mensais com profissionais da rede pública.
“O projeto pensa no bem-estar da gestante, da criança e de toda a família”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Cada gravidez é uma experiência única na vida da mulher e por isso é importante esse suporte, levando conhecimento e apoio”, disse.
A presidente do Fundo Social agradeceu apoio das empresas Johnson & Johnson, Datrino e Vivamed. “?? um projeto semeador de um futuro melhor”, completou.
Através do projeto Amor de Mãe, as gestantes terão dentro das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) palestras com profissionais como enfermeiro, médico, psicólogo, nutricionista, dentista e fisioterapeuta, além de aulas de pilates. A coordenadora de Atenção Básica, Ana Rúbia de Matos, além de comandar o projeto, deu as boas-vindas às gestantes presentes ao evento de lançamento, cantando músicas e tocando violão.
A solenidade, que contou com exposição do Projeto Afin (Afeto na Infância) teve também a presença do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, da coordenadora do Clube da Melhor Idade de Hortolândia, Fernanda Fadiga, da juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da presidente da Câmara, Carla Lucena, e do chefe de Gabinete da Prefeitura, André Faganello, representando, na ocasião, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
O secretário de Saúde ressaltou a estrutura da Atenção Básica de Nova Odessa. “O projeto dá suporte às gestantes, aproximando a família através do acolhimento humanizado.” “Vai abrigá-las e dar a atenção que faz toda a diferença, um atendimento ainda mais digno. Assim integra todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido”, finalizou.
PARTICIPANTES ??? Moradora do bairro 23 de Maio, Agda Aparecida Germiniani, de 25 anos, faz todo o pré-natal na UBS do Jardim São Manoel. “?? muito bom o acolhimento e com esse projeto será ampliado”, disse. “Na minha primeira gravidez tive parto de cesárea, mas agora tem possibilidade de ser natural”, afirmou.
Quem também frequenta a UBS do São Manoel é Yessica Iveth Zenteno, 21. “Esse projeto é importante. Terá bastante palestras e orientação”, disse a jovem, que está na 29ª semana de gestação. “Não importa a idade, até as grávidas mais experientes têm dúvidas e ficam com incertezas”, afirmou.
Mesmo tendo convênio médico particular, Ana Lúcia Costa, 32, utiliza a rede pública para a aplicação de vacina nos filhos. “A grávida muitas vezes não tem todas as orientações que precisa”, explicou a munícipe, que está grávida de três meses.
A juíza da 2ª Vara Judicial e da Vara de Infância e Juventude de Nova Odessa, Michelli Changman, mencionou que a iniciativa da Prefeitura reforça o objetivo do projeto Afin (Afeto na Infância), que ela desenvolve na cidade. “?? uma maneira de reiterar o vínculo familiar, tão importante na vida das pessoas, desde cedo”, destacou. O foco da iniciativa da magistrada é a primeira infância, de 0 a 6 anos.