Mudanças das mais diversas têm ocorrido no mercado jurídico. A dinâmica com que os profissionais dessa área executam o seu trabalho não é a mesma com que trabalhavam há alguns anos, as transformações são inúmeras e o ponto de maior destaque é: grande parte delas se relaciona ao meio digital. 

Vivemos, hoje, na conhecida Era da Informação – também nomeada de era digital ou era tecnológica – que teve seu início no século XX e fez da informática e da internet os grandes pilares da sociedade como conhecemos hoje. A informação está ao alcance das mãos, dados são trocados em tempo real, as pessoas estão mais conectadas e as fronteiras deixam de existir.  
Nesse cenário, ganha destaque a execução e o aperfeiçoamento das atividades realizadas dentro ??? e algumas vezes até fora dele – do escritório de advocacia. O trabalho de gestão, até então uma tarefa árdua e cheia de desafios, ganha diversos aliados e facilitadores. A criação programa para escritório de advocacia, certificados e outras ferramentas surgem para ajudar o gestor do escritório de advocacia a lidar com a equipe de funcionários, os clientes, prazos, o mercado de trabalho em constantes mudanças…e os diversos outros desafios enfrentados por aqueles que decidem guiar o próprio negócio. Com todos esses fatores apontados, voltamos agora à pergunta inicial do texto: o que mudou? 
E entre os maiores destaques podemos listar:  O armazenamento de dados passa a ser digital, nos livrando de gavetas lotadas de documentos O fim das atividades manuais e repetitivas no escritório Os compromissos não são mais anotados em calendários e agendas de papel Temos agora novas formas de alcançar o crescimento do escritório A gestão financeira nunca foi tão simples  
Para entender como tudo isso acontece precisamos apenas listar alguns tópicos.  A Nuvem Digital  Essa ferramenta permite que as informações sejam lançadas na nuvem de forma que os dados fiquem armazenados na plataforma digital, e possam ser acessados pelos profissionais a qualquer hora e de qualquer lugar, basta que se tenha acesso a internet. O processo ocorre de forma simples e rápida, os arquivos são lançados em um único lugar e assim a informação é centralizada ??? facilitando ainda mais o seu acesso. Os dados passam a ser compartilhados e recebem atualizações em tempo real. A nuvem promove o não uso do papel, o que, além de uma alternativa sustentável, facilita a vida do advogado que não precisará mais se deslocar até o escritório para ter acesso a uma declaração, registro ou certificado.   Se antes eram necessárias salas inteiras para armazenar pasta e planilhas, e a organização desses documentos era uma tarefa árdua, agora, não só não temos esse problema, como contamos com o bônus da economia que será feita com a redução da realização de impressões e cópias.   Modelos de Documentos Pré-editados Tarefas repetitivas são parte do dia a dia de qualquer empresa, o grande problema é que muitas vezes essas tarefas são responsáveis por um percentual significativo do tempo de trabalho.   
Pensando no meio judiciários essas atividades são representadas basicamente pela famosa ???papelada???. Preencher relatórios, revisar documentos, etc são apenas alguns exemplos de atualizações que precisam ser feitas, mas demandam muitas horas. Sem mencionar a margem de risco de um erro ??? afinal, falhas são humanas. 
Nesse quesito programa de controle de processos judiciais oferecem os documentos pré-editados. Recurso que por sua vez trabalha como uma espécie de modelo padrão de documentos e processos, de maneira que ao com a digitalização, formatação, e revisão de algum documento o profissional não precise começar do zero. Agenda Eletrônica com Sistema de Alertas  Como já dito anteriormente, com a nova dinâmica de trabalho nos escritórios de advocacia, os compromissos não são mais anotados em calendários e agendas de papel. 
Pensando na quantidade de prazos e compromissos com que um avocado precisa lidar em sua rotina, a tecnologia se voltou para desenvolver uma ferramenta que tornasse possível manter o controle das obrigações do dia a dia. A agenda eletrônica surge como uma solução simples para manter o controle das datas e prazos a serem cumpridos pelo profissional, contando até mesmo com um sistema de alertas que transmite avisos referentes a eventos destacados.  
Assim, o advogado é alertado quanto aos seus processos, audiências, entre outros.  
E o mais importante: o dia de pagamento de uma taxa, fornecedor, tributo ou empréstimo não serão mais perdidos, anulando possíveis multas e juros com os quais o caixa teria de lidar. Plataformas Digitais como Recurso para Fidelizar Clientes Os clientes são essenciais para assegurar a estabilidade do negócio, e garantir um espaço de fala para que o contratante exponha suas opiniões quanto aos seus serviços, e pontue alguns aspectos sobre o mesmo, pode fazer total diferença. Se sentir parte do processo é um grande diferencial para que o cliente volte a procurar seus serviços, e também o indique para outras pessoas. 
Os profissionais de advocacia que se destacam e têm o nome lembrado garantem uma clara vantagem no mercado de trabalho, e para que isso ocorra, devemos ressaltar que a construção de uma reputação é um esforço contínuo e diário. Por isso busque sempre um feedback de seus clientes.  
Manter uma plataforma digital com um espaço onde as pessoas possam interagir virtualmente com seu serviço e postar comentários é uma ótima maneira de colocar essa ideia em prática.  Uso de Ferramentas Tecnológicas para o Controle Financeiro Administrar as finanças de um negócio não é um trabalho simples, e nos escritórios de advocacia essa função normalmente é responsabilidade de um advogado. O problema é que nem todos os cursos de Direito oferecem uma boa base econômica e administrativa para a realização dessa função. Sendo assim, aderir uma ferramenta digital de controle financeiro pode se tornar a melhor opção para aqueles que buscam por melhorias nesse setor. 
Com um software jurídico bem equipado é possível automatizar e otimizar tarefas como o controle de honorários e despesas, a organizar o fluxo de caixa e emitir faturas. Além da vantagem da segurança eletrônica dos dados financeiros, afinal só pessoas permitidas podem ter acesso a plataforma.