Para combater o tráfico e uso de drogas em áreas verdes, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa intensificou, nesta semana, as abordagens de pessoas suspeitas. Em especial, a atuação da GCM focou os bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Alvorada e Klavin. Com as operações, foram apreendidos 52 microtubos de cocaína, 33 porções de maconha, 9 porções de crack, 30 microtubos vazios, um saquinho de bicarbonato de sódio e R$0,55.

Segundo o diretor comandante da GCM, Robson Fontes Paulo, na quinta-feira (12/02), por volta das 17h15, uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) patrulhava as áreas verdes quando se deparou com um jovem de 17 anos em atitude suspeita. O mesmo correu e fugiu pela mata. Ao ser capturado, ele informou que estava no local para comprar uma porção de cocaína. Após varredura na região, os patrulheiros encontraram oito microtubos com cocaína, três porções de maconha e a quantia de R$ 0,55. O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia. A droga e o valor foram apreendidos e o menor, após ser ouvido, foi liberado ao responsável.
Paulo também lembrou que, na quarta-feira (11/02), por volta das 15h30, patrulheiros também avistaram dois jovens, que se embrenharam na mata. Os GCMs conseguiram capturar um deles. O jovem, de 19 anos, informou que estava ali para comprar maconha, que era vendida por um rapaz conhecido por Limeira ??? e que havia conseguido fugir da GCM.
Em busca no local, os guardas encontraram em uma árvore nove porções de crack, 30 porções de maconha, 44 microtubos com cocaína, 30 outros microtubos vazios e um saquinho de bicarbonato de sódio. O jovem detido foi conduzido à Delegacia de Polícia, local em que a droga e o material foram apreendidos. O jovem, após prestar declarações, foi liberado.
O diretor comandante da GCM lembrou que essas operações buscam a redução do número de furtos de residências naquela região, uma vez que muitos dos crimes são cometidos para a aquisição de drogas. “Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal e fazer denúncias. Basta ligar para os telefones 153 ou (19) 3466-1900”, ressaltou Paulo.
REDU????O DE CRIMINALIDADE ??? Segundo os dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, divulgados no final de janeiro deste ano, Nova Odessa teve queda na criminalidade entre 2013 e 2014. Houve diminuição de 35% nos casos de furtos e roubos de veículos. Num comparativo com 2012, diminuiu em 17% os roubos gerais (residência, estabelecimento comercial, entre outros) e diminui em 33% nas tentativas de homicídios.