A Guarda Municipal de Americana recebeu cerca de 30 pessoas que estão participando do Projeto Gama Adestra, promovido pelos instrutores do Romu Canil. A atividade é voltada para pessoas que enfrentam alguns problemas de comportamento com seus cães no dia a dia, como puxar a guia durante o passeio, dificuldade de socialização com outras pessoas e animais, entre outros.

Durante o encontro, os instrutores da Gama especializados em comportamento canino e adestramento ministraram aulas teóricas e práticas com o objetivo de capacitar os donos dos cães a entender o comportamento do animal e corrigir os desvios por meio de conceitos e comandos básicos de adestramento. Ressalte-se que não se tratou de um curso de formação de adestradores, mas sim de uma introdução elaborada especialmente para tutores de cães domésticos e seus animais. Além disso, houve uma explanação sobre saúde animal, proferida pelo médico veterinário, Alexandre Longhi. Estiveram presentes, ainda, na aula inaugural Ana Maria P. Fabri e Silvia Helena Pimental Chiari, representantes da empresa Farma Vida Farmácia de Manipulação, parceira e apoiadora do projeto.

Essa primeira turma foi composta de pessoas que se inscreveram em eventos similares promovidos pela Gama em novembro e dezembro do ano passado, no Centro de Cultura e Lazer (CCL), respectivamente o Gama Adestra e a Feira Pet de Americana. A corporação pretende dar sequência ao projeto e, num futuro próximo, formar novas turmas.

???A realização do projeto é muito importante por vários motivos. Primeiro porque demonstra para a população que a Guarda Municipal de Americana é parceira da sociedade de uma maneira geral e que está preocupada, principalmente, em proporcionar a segurança e bem estar à comunidade. Também aproveitamos nossa experiência no trato com os cães para dar dicas úteis que ajudarão no bom relacionamento do tutor com seu animal???, avaliou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.