(Reuters) – A Petrobras anunciou nesta sexta-feira uma redução dos preços dos combustíveis, no primeiro reajuste negativo desde 2009 para a gasolina e diesel, ao apresentar nova política de preços de combustíveis que promete ser mais transparente e trazer agilidade para atualizar as cotações nas refinarias, algo amplamente desejado pelo mercado.
A nova política criou o Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras, que em sua primeira reunião decidiu reduzir o preço do diesel em 2,7 por cento e da gasolina em 3,2 por cento nas refinarias (média Brasil), a partir da zero hora de sábado (15).
O grupo, formado pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, o diretor de Refino e de Gás Natural, Jorge Celestino, e o diretor Financeiro, Ivan Monteiro, vai se reunir pelo menos uma vez por mês para avaliar o cenário e decidir sobre as cotações.
Parente destacou em entrevista a jornalistas que uma política mais clara para a realização de reajustes será importante para a Petrobras em um momento em que a companhia busca atrair parceiros para a área de refino e distribuição –a empresa está em processo de venda de fatia relevante da BR Distribuidora.
“Acho que você ter uma política mais clara e adoção de mecanismo de reuniões mensais dará uma transparência maior que vai ser vista muito bem pelo mercado e consumidores, que terão mais previsibilidade do que a Petrobras vai fazer”, afirmou Parente.