S??O PAULO, 21 Nov (Reuters) – O governo de São Paulo trocou o secretário de Segurança Pública após não diminuir a crise de violência no estado. Antonio Ferreira Pinto pediu demissão do cargo e será substituído pelo ex-procurador-geral do Estado Fernando Grella, informou o governo estadual nesta quarta-feira.
Entre janeiro e setembro deste ano, 959 pessoas foram mortas em casos de homicídio doloso, quando há intenção de matar, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. O número representa um aumento de 20,7 por cento na comparação com o mesmo período de 2011. A secretaria ainda não divulgou o dado referente a outubro nem o número parcial de novembro, dois meses em que foram registradas uma série de mortes, principalmente em chacinas, na Grande São Paulo.
Entre os mortos desde o começo do ano no Estado estão 93 policiais militares assassinados, de acordo com a secretaria, numa aparente ação de uma facção criminosa que atua em São Paulo tendo PMs como alvo. Ferreira Pinto trocou farpas com o ministro da Justiça em outubro, depois que o agora ex-secretário afirmou que o governo federal não tinha oferecido ajuda ao Estado no combate ao crime organizado.