Após apreensão de material com linha chilena (Com poder de corte maior que o cerol) no Portal Bordon, a Guarda Civil Municipal de Sumaré ADVERTE:
✓ Lei 6247/2019, que proíbe a fabricação, venda e uso da linha chilena na cidade. Com a nova lei, aqueles flagrados com o produto terão que pagar multa de cinco salários-mínimos, fora a responsabilização na esfera criminal que estão sujeitos caso venham a machucar alguém.

???????????? ???????? ???????????????????? ???????????????????????????????? ???????????? ????????????

Trata-se de uma mistura de vidro moído com cola de madeira que se passa na linha das pipas, para cortar no ar as linhas de outras pipas.

O cerol é um produto que pode causar acidentes gravíssimos em humanos (principalmente motociclistas) e animais. O choque com a “linha batizada” pode provocar cortes profundos e até fatais, isso porque uma linha com cerol pode matar um motociclista, caso ele seja atingido, ou pode provocar cortes nas próprias mãos daqueles que manuseiam tal produto.

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SUMARÉ DÁ ALGUMAS DICAS:

Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.

Não empine pipa em cima de lajes e telhados.

Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou com cerol. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.

Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.

Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode ter algum buraco ou pista.

Atenção especial com os motociclistas e ciclistas: a linha pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.

Recomenda-se aos motociclistas o uso de “antenas antilinhas”.