As negociações salariais entre a Gama, Prefeitura e Sindicato, registrou avanços significativos na manhã desta terça-feira após reunião realizada entre a direção da corporação, a presidência e integrantes do sindicato e do secretário de administração Claudemir Marques.
 
Uma das principais reivindicações dos guardas, o aumento de 30 para 50% no adicional de risco, foi atendida e entrará em vigor já no pagamento do próximo mês de fevereiro. Além disso, o benefício, que antes era exclusivo dos patrulheiros, será estendido também a todos os funcionários da Gama, incluindo administrativo, protocolo, limpeza e cozinha, também a partir de fevereiro.
 
O primeiro aumento será de 10% no valor praticado atualmente no grau de risco, que vai a 40%. A partir disso, os 10% restantes serão adicionados em quatro parcelas trimestrais de 2,5% para que guardas e funcionários da corporação iniciem 2015 com 50% de adicional de periculosidade.
 
???O procedimento adotado anteriormente na administração do prefeito Diego De Nadai já previa melhorias de estrutura para a Gama, bem como na questão salarial. Já havia esta previsão, no início do segundo mandato, de se aumentar o grau de risco no salário dos guardas, e agora, a Guarda Municipal de Americana vai ser a primeira da região cujos patrulheiros e demais funcionários receberão o benefício de 50% em cima do salário???, afirmou Adilson Bicalho, diretor-comandante da Gama.
 
???Esta era uma reivindicação antiga e justa, e um benefício que não deveria ser exclusivamente dos guardas que estão na rua. Todos os funcionários estão sujeitos a qualquer grau de periculosidade; porque ele é inerente à função: eles trabalham em uma corporação responsável pela segurança pública da cidade. Este era o entendimento da administração municipal já desde antes do início das negociações. Só foi decidido pela antecipação do benefício???, justificou Bicalho.