A guerra Israel e Irã tem nova escalada neste começo de semana. As baixas civis já chegam perto de 250 e os anúncios desta segunda-feira já falam para os civis deixarem as cidades. Primeiro foi o primeiro com pelo menos 244 pessoas mortas até agora: 224 no Irã e 20 em Israel, segundo dados oficiais dos dois governos.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Um porta-voz das Forças Armadas israelenses afirmou que Israel “alcançou controle aéreo total sobre Teerã”, capital iraniana.
“Destruímos um terço dos lançadores de mísseis superfície-superfície do regime iraniano”, disse o Brigadeiro-General Effie Defrin em uma coletiva de imprensa. “Estamos a caminho da vitória”, afirmou, em seguida, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Estamos a caminho de alcançar nossos dois objetivos: eliminar a ameaça nuclear e eliminar a ameaça dos mísseis.”
Guerra atinge embaixada dos Estados Unidos
O embaixador dos EUA em Israel informou que sua embaixada em Tel Aviv sofreu “danos leves” durante os ataques noturnos do Irã. Mike Huckabee publicou no X que o consulado foi afetado por mísseis iranianos disparados perto do prédio em Tel Aviv. Nenhum funcionário americano ficou ferido, disse ele. E a embaixada dos EUA em Jerusalém permanecerá fechada.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghai, afirmou que, após o cancelamento das negociações nucleares entre EUA e Irã, agendadas para domingo, os EUA precisam “condenar” os ataques israelenses ao Irã para que as negociações continuem.
Baghai disse que as negociações são “sem sentido” na situação atual e acusou os EUA de serem “cúmplices” dos ataques israelenses.