Hortolândia tem inscrições de especialização gratuita, à distância, em Educação

Há 150 vagas disponíveis para a 6ª turma do curso “Escola Outra: o desejo de saber e de aprender na escola pública”, promovido pela Prefeitura e pela UFSCar

Leia Mais  notícias da cidade e região   

Já estão abertas as inscrições para a 6ª turma do Curso de Especialização “Escola Outra: o desejo de saber e de aprender na escola pública”, promovido por meio de Cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Segundo dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, de 2021 até agora, o projeto já formou 332 profissionais nas quatro primeiras turmas, demonstrando o sucesso e a ampla adesão à iniciativa.

Com carga horária total de 400 horas, a especialização é gratuita. Terá duração de um ano, indo de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2027. As aulas e atividades pedagógicas serão disponibilizadas na modalidade a distância (EAD), por meio do ambiente MOODLE/UFSCar. A estrutura do curso compreenderá dez disciplinas, sendo uma de ambientação ao MOODLE e nove disciplinas teóricas.

Há 150 vagas gratuitas para a próxima edição. As vagas são destinadas prioritariamente aos profissionais vinculados à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; em seguida, aos profissionais de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) parceiras e de escolas contratadas por meio do Programa Bolsa Creche. As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma online até às 23h59 do dia 30 de outubro de 2025.

Hortolândia tem inscrições de especialização gratuita, à distância, em Educação

Curso

O curso será coordenado, no âmbito da UFSCar, pelos professores Dr. Flávio Caetano da Silva e Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes e, no âmbito da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, pelo Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio, coordenador Pedagógico de música no Departamento de Pedagogia e Formação Continuada do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”.

O Acordo de Cooperação entre a Prefeitura e a UFSCar viabilizou esta pós-graduação, em que os docentes da UFSCar e os educadores, professores e gestores da rede municipal de Hortolândia trabalham juntos. O processo formativo incentivou também a pesquisa aplicada. Nas Turmas 1 e 2, os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos profissionais da rede viraram artigos científicos, elaborados em coautoria com os professores da universidade. Atualmente, o TCC não é mais obrigatório.

Além disso, segundo ressalta a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, ao disponibilizar a Especialização gratuita aos profissionais da Educação, Hortolândia está alinhada com o PNE (Plano Nacional de Educação). Na meta 16, o Plano estabelece que 50% dos professores da Educação Básica recebam formação continuada e tenham também pós-graduação.

“Ver esta parceria com a UFSCar chegar à 6ª turma é um orgulho para nós, pois não estamos falando apenas de números, estamos falando de pessoas. Esta é uma oportunidade de ouro para nossos professores, gestores e educadores crescerem profissionalmente, com o selo de uma universidade federal de ponta, e o melhor: de forma gratuita. Nosso compromisso é com a valorização real de quem está na sala de aula”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira abaixo o total de professores que concluíram a Especialização:

Curso 1 – 58 formandos, sendo 26 professores

Curso 2 – 63 formandos, sendo 35 professores

Curso 3 – 13 formandos, sendo 4 professores (Programa Bolsa Creche)

Curso 4 – 102 Formandos, sendo 51 professores

Curso 5 –  expectativa de 92 formandos,  sendo 68 professores (finalização em novembro/2025)

Quem pode se inscrever

Para concorrer às vagas, é necessário possuir curso superior completo em qualquer área do conhecimento e ser profissional vinculado à Rede Municipal de Educação de Hortolândia.

As 150 vagas serão distribuídas por ordem de matrícula (via formulário eletrônico), obedecendo à seguinte ordem de prioridade:

  • Profissionais da SMECT de Hortolândia;

  • Profissionais de Organizações da Sociedade Civil (OSC);

  • Profissionais do Programa Bolsa Creche.

Como realizar a matrícula

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar cópias legíveis, em formato PDF, dos seguintes documentos:

  • RG;

  • CPF;

  • Comprovante de residência;

  • Cópia do diploma de graduação (frente e verso);

  • Histórico escolar;

  • Comprovante de vínculo com a Rede Municipal de Hortolândia (declaração do Portal do Servidor para efetivos ou declaração assinada pelo gestor para Bolsa Creche e OSCs).

Candidatos que não enviarem a documentação correta ou não atenderem aos critérios terão a inscrição cancelada.

SERVIÇO

6ª Turma – Curso de Especialização “Escola Outra” (Parceria Prefeitura de Hortolândia/UFSCar)

Vagas: 150 (Totalmente gratuitas)

Público: Profissionais da Rede Municipal de Educação (SMECT, OSCs, Bolsa Creche) com ensino superior completo.

Modalidade: 100% a Distância (EAD)

Inscrições: Até 30 de outubro de 2025 (às 23h59)

Onde: O link de inscrição deve ser solicitado diretamente à gestão da unidade escolar.

Contato (Dúvidas): Roberto | WhatsApp (19) 98404-1465 | E-mail: [email protected]

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP