Nunca é tarde para se conhecer algo novo ou vivenciar experiências diferentes. Esse lema foi comprovado durante a visita de um grupo de 46 idosos frequentadores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim das Palmeiras, à Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Todos os visitantes puderam conhecer a ETA (Estação de Tratamento de Água).
O passeio dos idosos faz parte do Programa “Conhecendo o Território”, que percorre diversos pontos da cidade, fortalecendo o vínculo dos cidadãos com a comunidade. Na semana passada, foram apresentadas maquetes feitas pelos próprios participantes após conhecer os lugares.
De acordo com a coordenadora, os participantes poderão retratar o novo local descoberto. “Quem sabe não sai uma maquete da Estação (de Tratamento de Água)”, brinca Paulon. Após assistirem a uma palestra do gerente-químico da Coden, José Hilário Pessoa, os idosos realizaram uma visita monitorada por funcionários nas dependências do laboratório químico da Companhia e da própria ETA.
O Programa “Conhecendo o Território” é desenvolvido com aproximadamente 70 idosos, que passeiam por diversos pontos e depois produzem maquetes de alguns dos locais visitados, como o próprio CRAS, o Teatro Municipal Divair Moreira, as praças do Jardim Alvorada e Jardim Santa Rita 2, a unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Igreja Santa Josefina Bakhita, entre outros.