A geração de empregos segue em alta em Santa Bárbara d’Oeste. No primeiro semestre de 2019, a indústria barbarense gerou 200 novos postos de trabalho com carteira assinada. Somente no mês de julho foram 50 novos empregos. Os dados são do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e foram divulgados nesta semana.
O estudo vai ao encontro de outros dados divulgados recentemente. No mês de maio, Santa Bárbara d’Oeste gerou 516 novos empregos com carteira assinada e foi a cidade que mais abriu postos de trabalho entre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Governo Federal. Na análise da microrregião, 97,5% dos empregos foram gerados Santa Bárbara d’Oeste. As cinco cidades (Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia) abriram 529 empregos – 516 foram em Santa Bárbara d’Oeste e 13 em Nova Odessa. Os demais municípios tiveram números negativos.
Além disso, Santa Bárbara d’Oeste é a cidade com menor desemprego da região com taxa de 6,82%. Os dados são oficiais, com base nos números do Ministério do Trabalho do Governo Federal e organizados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), levando-se em conta os municípios com mais de 50 mil habitantes. No primeiro trimestre de 2019, o desemprego médio na Região Metropolitana de Campinas (RMC) é de 10,74%. Já a média nacional é de 12,7%.
“?? importante conjugar todas essas informações. Com toda a clareza, Santa Bárbara d’Oeste é a cidade mais próxima da RMC a atingir novamente o ‘pleno emprego’, que é um nível em que o percentual de desempregados torna-se rotativo, com pequena dificuldade para as pessoas em encontrar um emprego. Estamos caminhando para voltar a normalidade e retomar este patamar, que um dia o País já teve. Notamos que a nossa cidade tem saldo positivo em estudos e a menor taxa de desemprego da região. Isso reflete o conjunto das atividades econômicas que colocamos em prática nos últimos anos”, comentou o prefeito Denis Andia.