O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para uma alta de 0,07% na segunda quadrissemana de julho, depois de avançar 0,23% no período anterior, informou Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

O destaque ficou para o grupo Transportes, com recuo de 0,44% após variação negativa de 0,01% anteriormente. Neste grupo, a FGV destacou o comportamento do item tarifa de ônibus urbano, cuja taxa passou de 0,51% para -1,59%.
O aumento das tarifas de transporte público, principal gatilho dos maiores protestos de rua ocorridos no país em mais de duas décadas, foi revogado em várias capitais, o que ajudou a inflação a perder força em julho.
Com o objetivo de manter o combate à inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na semana passada elevar a Selic para 8,50% ao ano, ante 8%.
O mercado agora aguarda a divulgação da ata dessa reunião, na quinta-feira, em busca de mais indícios sobre os rumos da política monetária. As informações são da Reuters.