O Juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto ,Evandro Pelarin, abre as palestras da Semana da Educação de Americana nesta quinta-feira, (12/5), às 9h45, no Teatro Municipal de Americana. O tema da palestra do juiz será, “Os direitos das crianças e adolescentes sob ótica da responsabilidade”.
A Secretaria de Educação de Americana, Juçara Noveli, na abertura da Semana da Educação, nesta quarta-feira, (11/5), no Teatro Municipal de Americana, para uma plateia lotada de educadores, revelou que em 2017 está no planejamento o inicio de obras e reformas nas partes externas das unidades da Rede Municipal de Ensino.
Durante a apresentação da banda “Carbono Zero”, Juçara, o secretário adjunto da Educação, Perci Moreira, e outros educadores ajudaram a criar energia elétrica pedalando quatro bicicletas. A energia criada era repassada para os instrumentos musicais, como guitarra e baixo. O vice-prefeito, Roger Willians, participou da cerimônia de abertura no Teatro.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, que também já atuou em Fernandópolis, é conhecido por iniciar a implantação do toque de recolher para adolescentes menores de 18 anos. Com a medida, crianças e adolescentes ficaram impedidos de ficar na rua, desacompanhados dos pais ou responsáveis, depois das 23 horas.
Em Fernandópolis, o menor flagrado nessa situação ??? após o toque de recolher – era abordado pelos conselheiros tutelares e pela Polícia Militar e levado à Polícia Civil. O delegado de plantão só liberava o menor na presença dos pais, que assinavam um termo de responsabilidade sobre o adolescente. A medida começou em 2005 e teve validade até 2012.
Antes da palestra de Pelarin, às 8h, acontece a apresentação da educadora da Rede Municipal de Ensino, Cristina Lazaretti. No monólogo, “Escolhas”, Lazaretti conta uma história que começa com um diálogo de um anjo com Deus sobre a falta de vivências familiares e de aprendizagem de valores que muitas crianças são privadas.
??s 8h30, o professor e advogado, Lucas Torrezan, vai falar sobre “Educação, escola e pais: a equação que gera resultados”. Torrezan é professor de Direito em Cursos Preparatórios para Concursos e em Pós-Graduações. Professor de Direito Penal, Processual Penal, Criminologia, ??tica Profissional e Direito Constitucional, palestrante nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Tribunal do Júri, Criminologia e Educação. Graduado e Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela UNIMEP. O professor apresentou essa palestra para os inspetores da Rede Municipal de Ensino no CCL (Centro de Cultura e Lazer ) na quarta-feira e repete na quinta-feira.