A LBF CAIXA segue crescendo. Pelo segundo ano consecutivo, o principal torneio de basquete feminino do Brasil aumenta o número de seus participantes. A edição de 2019 contará com 11 equipes, incluindo oito que disputaram a última temporada, além de três novos participantes.
São elas: BAX Catanduva-SP, Blumenau-SC, Ituano-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, São Bernardo/Brazolin/Unip-SP, Uninassau-PE e Vera Cruz Campinas-SP. A novidade está por conta da chegada da LSB-RJ, que recoloca o Rio de Janeiro no cenário nacional da modalidade após 8 anos, do Pró-Esporte/Sorocaba-SP e do SESI Araraquara-SP. Ao todo, são cinco estados e três regiões representados. O calendário de jogos da nona edição da LBF CAIXA será divulgado em janeiro de 2019. O crescimento natural e sustentável da Liga se deve ao planejamento iniciado em maio de 2017, com a gestão de Ricardo Molina. Baseada em três pilares – planejamento, transparência e contrapartida, a LBF ofereceu aos filiados um calendário definido com grande antecedência, além de subsídios para a disputa do torneio.
A edição 2018 trouxe um salto de qualidade ao campeonato, com a transmissão de todas as partidas da fase inicial e playoffs pela WEB – mantida para 2019 -, transmissões semanais em TV aberta após 20 anos de ausência, além da fase final no SporTV, parceiro de mídia já confirmado para 2019.