Inúmeros são os mercados que têm expandido sua atuação no Brasil, impulsionados pelo crescimento do e-commerce. Um exemplo, talvez inusitado, é o segmento de lentes de contato, que já movimenta R$ 400 milhões por ano no País, com as compras online representando 12% desse valor. Tal crescimento pode ser justificado pelos benefícios e praticidade da compra remota, especialmente para quem vive em locais sem estabelecimentos especializados em determinados produtos. 
Dados da E-Lens, empresa líder em venda de lentes de contato e acessórios relacionados pela internet, apontam que, nesse ramo específico, a maioria dos compradores online é composta por mulheres, que correspondem a 65% do mercado, aproximadamente. Quando falamos de idade, o público entre 18 e 44 anos corresponde a 88% do mercado; e 41% encontram-se na faixa entre os 25 e 35 anos. 
Ao considerarmos a localização geográfica, o Estado com maior participação no mercado de compras de lentes online é São Paulo (32%), seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, que retêm 11% da fatia do mercado. Também são expressivos os números na Região Sul do Brasil: Rio Grande do Sul e Paraná concentram, cada um, cerca de 7% dos consumidores nacionais.
Com o crescimento constante da aquisição de lentes pela internet, faz-se necessário lembrar aos compradores que, assim como em qualquer outro procedimento de compra online, alguns cuidados devem ser tomados – e com atenção redobrada, já que estamos falando de produtos relacionados à saúde. Nesse sentido, é importante ficar atento às orientações de médicos especialistas no segmento quanto às precauções. 
O professor-adjunto de Oftalmologia da Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, André Aguiar Oliveira, salienta que os pacientes devem adquirir lentes na internet apenas como reposição, seguindo a receita original, e fazer o controle frequente com o oftalmologista, que também definirá se a pessoa pode ou não usá-las, e por quantas horas diárias.  Dra. Luciane Moreira, professora da Universidade Federal do Paraná, ressalta que a utilização equivocada pode gerar problemas, inclusive nas córneas. Segundo ela, os exames devem ser realizados a cada seis ou oito meses.
Neste ano de 2017, o e-commerce das lentes de contato deverá crescer 10%, fazendo-se ainda mais necessária a educação dos compradores quanto aos cuidados recomendados pelos médicos oftalmologistas. Para as operações de compra, a internet proporciona muitas facilidades e segurança para os consumidores brasileiros. Dessa maneira, não será por falta de opções seguras, confiáveis e eficazes de lojas virtuais que os brasileiros, por mais distante que seja seu local de moradia, ficarão sem lentes de contato para reposição.    
*Alessandra Giner é CEO do Pagar.me, empresa de tecnologia Provedora de Serviços de Pagamentos.