Em muitos romances da literatura jovem, as personagens femininas costumam ser frágeis e dependentes dos ???mocinhos??? para conquistarem algo, atribuir este estereótipo pode acarretar na manutenção da desigualdade entre os gêneros.
Apresentar para as adolescentes uma outra versão de história com mulheres fortes e independentes é de extrema importância para ajudar na construção do empoderamento.
Fugindo destes padrões impostos ao gênero feminino, muitas autoras criaram protagonistas femininas inesquecíveis e que sabem se proteger sem depender do auxílio de ninguém. Uma delas é a Ana Beatriz Brandão que em Sob a Luz da Escuridão, publicado pela Verus Editora, apresenta Lollipop, uma jovem destemida e que precisa lutar pela própria sobrevivência ao lado de sua melhor amiga em um mundo pós-apocalíptico, lugar onde não existe medo ou qualquer sinal de empatia e compaixão. ?? ???cada um por si??? tentando sobreviver em meio ao caos.
A autora ajuda a desfazer o estereótipo de mulher frágil e com a função apenas de se apaixonar para embasar as atitudes heroicas do sexo masculino. Vê a oportunidade de deixar personagens fortes para as jovens, futuras mulheres, se espelharem e fazerem diferente, na vida real ou mesmo na literatura.