A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), por meio do MAC (Museu de Arte Contemporânea), celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de outubro, dedicando todas as sessões de filmes dos projetos Cineclube Estação e Pontos MIS para a data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Nesta terça-feira (06/11), às 19h30, será apresentado na primeira seção do projeto Pontos MIS, o filme ???Branco sai, preto fica???, do cineasta brasileiro Adirley Queiroz. ???Branco sai, preto fica??? era uma frase pronunciada por um policial durante a invasão de um baile popular nos anos 80, ou como explica um dos personagens, logo em sua intervenção inicial, em que os brancos deviam deixar o salão e os negros ficarem para apanhar. Dois homens ficam marcados para sempre e um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
Ainda neste mês, estão programadas as exibições dos filmes ???Sintonizah ??? A extensão das ondas do rádio???, sobre a cena do reggae no Maranhão; ???Estrelas além do tempo???, que narra a história de três afro-americanas que ultrapassam todos os limites de gênero, raça e profissionais e se tornam peças fundamentais numa das maiores operações da história dos Estados Unidos; e ???Triunfo???, documentário sobre Nelson Triunfo, pioneiro da dança de rua no Brasil. O projeto Pontos MIS é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A exibição dos filmes são gratuitas e acontecem no MAC, que fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), à Avenida Brasil, nº 1293, no bairro Jardim São Paulo. Mais informações pelo telefone (19) 3408-4800.