A menos de dois anos para a nova eleição presidencial, a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece na liderança nas disputas no segundo turno, de acordo com a pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Datafolha.
Nas simulações contra os tucanos Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, Marina ganharia as eleições com grande folga, com 47% ou 48%. No entanto, na disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-senadora tem pequena vantagem, ficando com 43%.
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo jornal ???Folha de S. Paulo??? ouviu 2.828 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 7 e 8 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Em comparação ao último levantamento do Datafolha, Lula teve crescimento nas simulações de primeiro turno, mas perderia para Marina Silva. No segundo turno, o ex-presidente oscilou positivamente e teria pequena vantagem contra Alckmin, Serra e Aécio.
Numa outra simulação de primeiro turno, na qual o juiz federal Sergio Moro, Marina empata numericamente com o magistrado no segundo posto, com 11%.