O vice-prefeito Alessandro Miranda Mineirinho, e o secretário municipal de Educação, o diretor concursado José Jorge Teixeira, receberam na última sexta-feira (17/12) uma comissão de educadores da Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa para ouvir as reivindicações da categoria e debater as ações em andamento para a modernização da Rede. Também esteve presente o secretário-adjunto de Finanças, Nelson Colato.

 

“Os educadores da Rede Municipal de Nova Odessa são ouvidos sempre que solicitado. A reunião com as professoras foi um sucesso. Ouvimos as reivindicações e, sem nos comprometermos com nada além do que é de direito delas, e com o aval do prefeito Leitinho, recebemos um voto de confiança das professoras na nossa administração. A partir de janeiro iremos trabalhar com o ‘nosso’ primeiro Orçamento anual, e ai vamos analisar detalhadamente cada pedido, sempre do ponto de vista legal e fiscal”, explicou o vice-prefeito Mineirinho.

 

“Conversamos por mais de duas horas com a comissão e explicamos o que podemos fazer a partir de 2022, incluindo um processo de atualização do Plano Municipal de Educação e do Plano de Cargos e Salários do Magistério (Municipal). Neste ano, já iniciamos o processo de melhoria da infraestrutura e do parque tecnológico da Rede Municipal de Educação, e em 2022 vamos avançar ainda mais, dando uma envergadura ainda maior a este programa de modernização do Ensino Municipal”, acrescentou o professor José Jorge.

 

O secretário esclareceu ainda à comissão de educadoras da Rede Municipal que Nova Odessa não teve “sobras” (resíduos) do Fundef neste ano letivo 2021, já que os recursos do Fundo foram 100% utilizados, “de forma que não há nada a ser distribuído entre os educadores”.

 

Também não foi possível conceder reajuste salarial (dissídio) a todo o funcionalismo público municipal em 2021, em função dos limites impostos pela já amplamente conhecida Lei Federal Complementar nº 173/2020, a “Lei da Pandemia”, que proibiu a concessão de aumentos até o próximo dia 31 de dezembro para todos os órgãos municipais, estaduais e federais do Setor Público brasileiro.

 

REALIZAÇÕES

 

Entre as melhorias promovidas pela atual gestão municipal na Educação em 2021, os representantes da Prefeitura destacaram a ampliação do “Kit Merenda” de 900 para 2.000 kits por mês, a adoção de aulas online desde o início do ano letivo 2021 e adoção de Tecnologia na Educação (incluindo a aquisição das primeiras 60 lousas digitais, do novo Software Educacional e de internet Wi-Fi nas escolas).

 

Também foram protocolados mais de 60 pedidos ao MEC (Ministério da Educação) de verbas para custeio, obras, reformas, material didático e equipamentos, e houve a realização de um “Gabinete Itinerante” do Ministério da Educação e FNDE com 80 prefeituras do interior.

 

Nova Odessa também adotou o Programa JEPP (Jovens Empreendedores) do Sebrae, fez a distribuição de kits com 8 livros cada a todos os alunos do Município através do Projeto “Lendo em Rede” e iniciou um amplo projeto de Educação Nutricional no Setor de Merenda Escolar.

 

Seis das 25 unidades da Rede Municipal estão recebendo reformas e melhorias: a EMEF Dante Gazzetta, no Centro, EMEF Professora Salime Abdo, no Jd. Alvorada, EMEF Professora Haldrey Michelle Bueno, no Jd. São Manoel, Creche Padre Victor Facchin, no Jd. São Manoel, e a antiga Escola do Jardim São Manoel. Recentemente, também foi retomada a reforma (abandonada) da EMEFEI Theresinha Malagueta Merenda, no Jardim Bela Vista.

 

Para 2022, estão previstas ações como a aquisição de mais 55 lousas digitais (totalizando 115, uma por classe), de Tablets (para a formação de laboratórios móveis de Informática nas escolas), a distribuição de kits de livros e CDs do Projeto “Palavra Cantada” (de Musicalização) e a adoção do Software de Gestão Educacional (inclui boletim online), entre outras.

 

“Este 2021 foi o ‘ano da Saúde’, em função da explosão da pandemia de Covid-19 que tivemos que enfrentar logo a partir de março, mas 2022 será o ‘ano da Educação Municipal de Nova Odessa'”, completou o vice-prefeito Mineirinho.