O inverno é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica.
VERDADE. A procura por cirurgias plásticas aumenta até 50% nos meses de junho e julho. O inverno favorece o pós-operatório. Com o frio é mais fácil utilizar os acessórios necessários na recuperação, como ataduras e cintas. Além disto, o clima ameno favorece o repouso dos pacientes. As baixas temperaturas e a menor incidência de radiação ultravioleta e infravermelha também contribuem com o sucesso dos procedimentos realizados no rosto.
Quem faz implante de prótese de glúteo não pode mais sentar?MITO. Quem faz este tipo de cirurgia pode sentar-se normalmente. Não há restrições quanto a isto.
Quem faz implante de prótese de glúteo não pode mais tomar injeção no bumbum?VERDADE. Quem faz implante de prótese de silicone não pode mais tomar injeção no bumbum para evitar o risco da prótese ser perfurada.
Quem faz abdominoplastia não pode engravidar.MITO. Muitas pessoas acreditam que após uma abdominoplastia a mulher não pode mais engravidar porque a pele da barriga perde a elasticidade, impedindo o crescimento do bebê. Mas isto é um mito. A gestação ocorre normalmente após a abdominoplastia.
As próteses de mama duram para sempre.MITO. Todas as próteses de silicone, em algum momento, precisam ser trocadas. A diferença é que as próteses de melhor qualidade levam mais tempo para serem substituídas, mas todas as próteses precisam ser acompanhadas através de exames para verificação. Outro mito é de que as próteses de silicone aceleram a flacidez dos seios. Isto também não é verdade.
Criança e adolescentes não podem fazer cirurgia plástica.MITO. Crianças e adolescentes podem fazer cirurgia plástica sim. Embora seja cada vez mais comum o número de crianças e adolescentes que fazem plástica por questões estéticas, a maioria dos casos é para resolver questões ligadas à saúde. Mas é preciso ficar atento à idade recomendada para cada procedimento. Exemplo: Cirurgia de orelha (otoplastia). Como as orelhas param de crescer entre cinco e seis anos, o ideal é fazer o procedimento após esta idade.
O cigarro atrapalha na recuperação da plásticaVERDADE. Fumar compromete a função cardiovascular e pulmonar, aumentando os riscos durante e após o procedimento. Os pulmões dos fumantes não respondem da mesma forma que os dos não fumantes à anestesia, o que aumenta os riscos. Além disto, os fumantes têm processo de recuperação mais longo e a cicatrização é prejudicada.
Se as plásticas forem associadas, não há restrição em fazer várias de uma vez só.MITO. Para fazer duas ou mais plásticas em uma mesma operação é preciso levar em conta vários fatores, como saúde do paciente, planejamento das cirurgias e tempo de operação. Cirurgias muito longas na duração ou muito extensas na área do corpo podem aumentar e muito os riscos para o paciente.
Atividade física e alimentação saudável nem sempre são suficientes para conseguir aquele abdômen definido.VERDADE. ?? que muitas pessoas tendem a desenvolver um abdômen flácido e volumoso. E aí só a malhação não basta. Por isso, muitos pacientes recorrem à cirurgia plástica para conseguir uma barriga sequinha
Lipoaspiração é indicada para quem quer perder peso.MITO. Quem precisa perder grande quantidade de peso deve fazer outros tipos de tratamento antes de realizar a lipo. O procedimento melhora o contorno corporal, mas antes é preciso eliminar o excesso de peso. A reconstrução mamária, em casos de tratamento de câncer, tem cobertura do SUS.VERDADE. No caso casos de câncer de mama, a lei 12.802, sancionada em 2013, garante as mulheres que submetem à mastectomia o direito de ter suas mamas reconstruídas logo após a retirada das mamas, caso ela tenha condição médica.
Plástica é coisa de mulher.MITO. O número de homens em busca de cirurgia plástica é cada vez maior. Nos últimos cinco anos, a procura quadruplicou. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é uma média de 31 procedimentos por hora Mulheres fazem cirurgia mais cedo que os homensVERDADE. Geralmente, as mulheres começam a fazer cirurgia por volta dos 16, 17 anos (implante de silicone), enquanto que os homens fazem a primeira cirurgia aos 20 anos, (ginecomastia ??? para retirada de excesso de mama)
A cirurgia plástica só tem finalidade estéticaMITO. Quando se fala em cirurgia plástica é muito comum associá-la à estética. Mas nem sempre os procedimentos estão relacionados exclusivamente à procura por beleza. Em muitos casos, a cirurgia reparadora é o caminho para corrigir deformidades causadas por lesões acidentais, como queimaduras e acidentes, e imperfeições congênitas ou adquiridas. As cirurgias reparadoras representaram 43% de todas as cirurgias plásticas feitas no Brasil.
Sobre o cirurgião plástico Samir EberlinSamir Eberlin é formado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira. Seu trabalho como cirurgião plástico ajuda a melhorar a aparência e autoestima dos seus pacientes através de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que mudam as estruturas normais do corpo.