Lateral-direito do Corinthians no título brasileiro de 1990 e treinador com passagens por diversos clubes brasileiros, Antônio Gilberto de Souza Manies, que ficou conhecido no futebol como Giba, morreu na manhã desta terça-feira, 24, em São Paulo. O ex-atleta, que tinha 52 anos, lutava contra uma grave e rara doença chamada amiloidose.

Nascido em Cordeirópolis-SP no dia 7 de março de 1962, Giba começou a se destacar no futebol defendendo o time do Independente de Limeira-SP. Foi contratado pelo Guarani na metade dos anos 80 e deixou o Brinco de Ouro da Princesa em 1989. ?? época, ele não havia chegado a um acordo com cartolas bugrinos e foi para o Corinthians.

Giba chegou ao Parque São Jorge acompanhado de um ex-companheiro de Guarani: o meia Barbieri. Aos poucos o lateral-direito mostrou que tinha condições de vestir a camisa que tinha sido usada na mesma década por Zé Maria e ??dson Boaro, dois jogadores que também defenderam à seleção brasileira.

Com boas atuações, principalmente no começo dos anos 90, Giba teve oportunidade de ser convocado algumas vezes para defender a seleção. Encerrou a carreira prematuramente, aos 30 anos, depois de uma cirurgia no joelho, em 1993.