Sem conseguir uma redução significativa da violência nas estradas com a instalação de radares e lombadas eletrônicas nas rodovias federais, a esperança das autoridades agora é frear a imprudência com multas mais caras.
Os 653 aparelhos implantados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 15 rodovias, entre 2012 e 2013, só foram capazes de diminuir os acidentes em 8,4% e as mortes em 5,4% no período, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A partir de 1º de novembro, a meta é inibir as batidas frontais ??? uma das principais causas de óbitos no trânsito ??? por meio do aumento no valor das multas por manobras perigosas. Com a entrada em vigor da Lei 12.971/2014, o motorista que usar trevos, acostamentos, pontes e faixas contínuas para ultrapassar terá de pagar R$ 957,70 em vez dos R$ 191,54 cobrados por outras infrações gravíssimas. Em caso de reincidência, o peso é ainda maior e o valor é cobrado em dobro.