Projeto pioneiro por conta de sua logística para o descarte correto de materiais, o EcoPonto de Nova Odessa contabilizou em nove meses de operação cerca de 6,7 mil descartes em sua área no Jardim Oliveira. São aproximadamente 745 entregas mensais que totalizaram 6.300 toneladas de produtos no período.
Secretária de Meio Ambiente de Nova Odessa, Carla Lucena afirmou que tem registrado número cada vez maior de descartes, o que demonstra a conscientização da população sobre a destinação correta dos materiais. “Nos últimos meses principalmente notamos que há maior movimentação no EcoPonto, ou seja, as pessoas estão utilizando mais este espaço, colaborando com a limpeza da cidade e do meio ambiente”, disse.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que recentemente visitou o espaço, destacou a eficiência do EcoPonto. “Antigamente a população jogava desde descartáveis até materiais de construção e móveis velhos na rua pois não tinha um espaço correto para isso. Infelizmente estes descartes irregulares ainda existem, mas notamos que em menor proporção. A população está se conscientizando, está nos ajudando a cuidar de Nova Odessa”, disse.
Bill, que é presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), ressaltou a intenção de ampliar o projeto não apenas em Nova Odessa, mas também nos outros seis municípios participantes. “?? uma ação que tem que ser expandida e o Consimares já está cuidando disso”, afirmou.
Segundo a diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental Aryhane Massita, aos finais de semana têm sido registrado aumento no número de descartes. “São 25 a 30 descartes por dia”, disse. Ela afirmou ainda que o EcoPonto registra uma média mensal de 700 toneladas de produtos descartados entre recicláveis, resíduos de construção, galhos de árvores, móveis, etc.
O ECOPONTO – Inaugurado em novembro de 2014, o EcoPonto do Monte das Oliveiras se tornou modelo padrão de local para descarte de resíduos em Nova Odessa. Entre os diferenciais, destacam-se o uso de caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados diretamente no chão. A área também fica cercada por alambrados e conta com fiscalização.
Outro destaque é que no espaço existe a possibilidade de retirada por munícipes de materiais em condições de uso.
O EcoPonto de Nova Odessa recebe entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), móveis usados, restos de poda, aparelhos eletrônicos, pneus (quatro unidades por pessoa) e materiais recicláveis. A unidade não recebe resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias. O espaço funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h e está localizado na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio.
Além do EcoPonto, Nova Odessa conta com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) destinados ao descarte de materiais recicláveis. Os LEVs estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge, e funcionam 24 horas.