Os dados, partilhados pelo Gamesindustry, dizem-nos que em 2017, foram gastos cerca de $10 mil milhões em hardware, software e serviços Xbox, enquanto no caso da Nintendo, os valores se ficaram pelos $8 mil milhões. Ainda assim, o crescimento da ‘Casa de Mario’ foi bem mais notável, graças maioritariamente ao lançamento da Nintendo Switch, tendo dobrado aquilo que registou em 2016.
O estudo do IHS prevê uma descida para Sony e Microsoft este ano, enquanto a Nintendo continuará a subir, fechando 2018 na casa dos $11 mil milhões (gráfico em baixo).
???No geral, é expectável que o mercado das consolas cresça cerca de 4% em 2018, com os gastos totais em hardware, software e serviços, estes últimos, cada vez mais uma força motora da indústria, a atingirem os $42 mil milhões em valores totais.
Apesar da previsão otimista, para uma fase em que as duas consolas líderes de mercado estão a entrar no seu final de vida, continuamos longe do ponto mais alto registado na indústria a nível de gastos, que aconteceu em 2008, no ponto máximo do sucesso da Wii, quando o mercado registou um valor de $56 mil milhões.