Os vereadores reuniram essa na 2ª sessão extraordinária de 2020 de Nova Odessa e aprovaram o projeto que permite realizar sessões e audiências públicas por videoconferência durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exige quarentena e isolamento social das pessoas. Agora, a Câmara estuda a melhor forma de retomar os trabalhos rotineiros, com o uso da tecnologia via Skype.
O vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), propôs uma emenda ao Projeto de Decreto Legislativo elaborado pela Mesa Diretora, determinando que somente as audiências de revisão do Plano Diretor fossem excluídas da possibilidade. O argumento de Leitinho e do coautor, Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio (PSD), é que a presença dos munícipes em plenário é ???imprescindível??? para a discussão de propostas e as sugestões.
No entanto, ambos disseram que, enquanto perdurar a situação de pandemia do novo coronavírus, não haveria condições de promover tais audiências públicas. A emenda acabou aprovada por 6 votos a 2, placar igual ao do projeto ??? já com a inclusão do texto modificado ??? que autoriza realizar as ocasiões por videoconferência durante a vigência do Decreto nº 4.182, no qual a Prefeitura declarou ???estado de calamidade pública??? no município.
Na semana retrasada, a Câmara publicou ato suspendendo a realização das sessões rotineiras, chamadas de ???ordinárias???, assim como fechou os gabinetes dos vereadores e o acesso do público externo. Tudo como forma de contribuir na prevenção ao novo coronavírus. A ideia é, a partir da autorização por lei, retornar com as sessões normais, mas realizando-as de modo ???à distância???, para discussão também de moções e requerimentos.
???Vamos implantar somente quando os vereadores estiverem familiarizados com o sistema???, garante o presidente, Vagner Barilon (PSDB). ???O objetivo é voltar com o trabalho normal dos vereadores em plenário, discutindo e votando requerimentos, moções e projetos. Mas fazendo de modo virtual???, ressalta. As sessões e audiências são transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, pela página oficial no Facebook e canal próprio do YouTube.
Barilon lembra que os especialistas da área epidemiológica não sabem quando será possível permitir novamente aglomerações de pessoas. ???O coronavírus é uma preocupação de saúde mundial e não temos como saber quando haverá um mínimo de normalidade novamente???, pondera o presidente do Legislativo. ???Mas, como a Câmara não pode parar e ficar limitada a sessões extras, estamos vendo maneiras de retornar com a rotina???, completa.
Durante a sessão extra dessa semana também foi aprovado o projeto que autoriza a Prefeitura a conceder a reposição inflacionária de 4% nos salários, cesta mensal e de Natal, vale ou ticket-refeição e auxílio-alimentação de todos os servidores municipais, exceto os agentes políticos (prefeito, vice e secretários) e os comissionados. A ideia é repor as perdas salariais dos últimos 12 meses, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FIPE).