A temperatura caiu e, com ela, os casos de dengue, no entanto, a prevenção à doença deve ser contínua. Pensando assim, a Vigilância em Saúde de Nova Odessa tem realizado constantemente palestras de conscientização através da Campanha “Dengue, nem vem que não tem”. Esta semana, o projeto foi realizado na cooperativa Coopersonhos, que recebeu visita de agentes e apresentação do laboratório itinerante.
Responsável pelo projeto na Vigilância em Saúde, Célia Maria Mometti Betini afirmou que as ações de prevenção à dengue não param. “A prevenção é essencial e este é um trabalho a longo prazo. Estamos conscientizando, lembrando as pessoas dos cuidados necessários para vencer esta doença”, disse.
Segundo ela, desde o início do projeto, em abril, já foram realizadas palestras educativas em escolas, setores da Prefeitura, entidades assistenciais ??? como SOS e Apae, por exemplo – e empresas da cidade. “Hoje estamos na cooperativa, explicando um pouco mais sobre a doença, as fases do mosquito, os cuidados para evitar a transmissão. ?? um trabalho de formiguinha que realizamos e esperamos ter um bom resultado com a diminuição dos casos nos próximos anos”, disse.
Presidente da Coopersonhos, Noêmia Firmino de Oliveira, destacou a importância da realização do projeto na cooperativa de reciclagem. “Temos um cuidado grande em relação a como guardar os materiais reciclados, em não manter água parada. São ações que devem ser tomadas no dia a dia e aprender mais sobre a doença e o que podemos fazer é muito bom”, disse.
Durante a ação, os cooperados assistiram um vídeo sobre a dengue e também receberam orientações sobre destinação correta dos descartáveis e reciclados e também sobre os sintomas da doença. Os participantes puderam ainda conhecer as diferentes fases de desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, através da Kombi itinerante que é levada no projeto.