O primeiro teatro da história de Nova Odessa e que está em fase final de construção receberá o nome do músico e pastor Divair Moreira. De autoria do presidente do Legislativo, Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi, o projeto que dá nome ao espaço foi aprovado esta semana na Câmara.
Conhecido em Nova Odessa por sua simplicidade, carisma e simpatia, Divair teve importante participação na produção cultural da cidade. Com passagem pela Banda Municipal de Americana e um dos primeiros músicos da Orquestra Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, de Nova Odessa, sua carreira musical se destaca ainda por ter integrado a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Além da música, Divair também se destacou na igreja e no esporte. Filho de pastor, serviu à igreja Assembleia de Deus e esteve à frente da congregação em Nova Odessa. Entre 1996 e 1999 estudou Teologia na Escola Teológica das Assembleias de Deus.
Casado desde 1983 com Juseli Aparecida Zuin e pai de Tiago e Ariane, trabalhou na Santista, Goodyear e Degussa, todas em Americana. Nesse período, pastor Divair, como era conhecido, se destacou também nos esportes e chegou a disputar provas de atletismo, salto em altura e à distância, colecionando algumas medalhas.
Depois de deixar o emprego nas indústrias, dedicou-se à revenda de gêneros alimentícios para o atacado, atuando como representante comercial. Em 2013 aceitou o convite do prefeito Bill e passou a integrar sua equipe, atuando como assessor de gabinete, sendo responsável pelo atendimento aos munícipes. Permaneceu na função até abril de 2015, quando faleceu aos 52 anos, vítima de problemas cardíacos.
O ESPA??O – Instalado em uma área de 1.541 metros quadrados no Jardim Alvorada, com 735 metros quadrados de área construída, as obras do centro cultural estão na fase final e a expectativa é que seja inaugurado ainda neste semestre.
Construído através de uma parceria firmada com a empresa Cia City, empreendedora responsável pelo condomínio fechado Jardins da Cidade, o espaço recebe investimentos de cerca de R$ 1,8 milhão, valor que está sendo aplicado na construção, aquisição de mobiliário e equipamentos.
O teatro tem capacidade para 170 pessoas e contará, além do palco para apresentações, com sala de ensaio, sala de equipamentos, camarim, sala de estudos teóricos, copa e espaço para aulas ao ar livre, com um pátio aberto de 397 metros quadrados.