Seguindo a tendência registrada nos últimos meses, Nova Odessa registrou queda nos casos de roubos e furtos de veículos em agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado dos oito primeiros meses de 2015 em relação a 2014, a diminuição chega a 21,81% no caso dos roubos de veículos e de 15,25% nos furtos. O município também reduziu índices de roubos de carga e de homicídios e lesão corporal resultantes de acidentes de trânsito.

Balanço da SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontou que entre janeiro e agosto deste ano foram registrados em Nova Odessa 43 roubos e 100 furtos de veículos. No mesmo período do ano passado o levantamento apontou para 55 e 118 casos, respectivamente. O levantamento apontou também que Nova Odessa registrou queda de 30% nos casos de roubo de carga (foram dez casos em 2014 e sete registrados em 2015).
Diretor comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Robson Fontes Paulo afirmou que os resultados são reflexo da união entre uso de novas tecnologias e trabalho de inteligência realizado pela Guarda junto das polícias Civil e Militar. “A cada período fechado computamos nova queda e estes números são reflexo de uma série de ações que vêm sendo tomadas para proporcionar maior segurança aos nossos moradores”, disse.
Robson destacou que os sistemas de videomonitoramento e georreferenciamento dos rádios permitem não apenas monitorar a cidade, mas também programar melhor as ações. Nova Odessa é monitorada por 18 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade. O sistema é interligado a um banco de dados que e permite a troca de informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime.
Os guardas também já atuam com sistema de radiocomunicação por georreferenciamento que permite acompanhamento tanto das viaturas quanto dos patrulheiros em tempo real, melhorando a integração e agilizando o atendimento.
O diretor comandante lembrou ainda que os guardas de Nova Odessa passam constantemente por capacitação. “Eles estão cada dia mais preparados para lidar com as diversas situações a que estão expostos”, afirmou.
Na semana passada, por exemplo, os 37 guardas finalizaram capacitação em armamento e tiro. Na ocasião, além da parte teórica, os profissionais realizaram aulas práticas.
TR??NSITO ??? O levantamento divulgado pela SSP apontou ainda que Nova Odessa teve diminuição nos casos de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) por acidente de trânsito e também de lesão corporal culposa por acidente de trânsito. No caso dos homicídios, em 2014 foram registrados três casos e neste ano dois. Já os casos de lesão corporal caíram de 191 ocorrências para 179 no mesmo período.
Para o diretor comandante da GCM, as quedas têm relação direta com trabalho de sinalização de trânsito realizada pela Administração, que ajudam na conscientização e direcionamento dos motoristas.
Diretor de Segurança de Trânsito de Nova Odessa, Franco Felipe confirmou a prioridade de sua pasta em melhorar a sinalização tanto horizontal quanto vertical da cidade. “Temos investido bastante neste quesito, revitalizando e também sinalizando novos pontos. A sinalização adequada é de extrema importância para garantia da segurança, da vida de nossos moradores”, disse. “Fico feliz em ver que os índices estão comprovando que estamos no caminho certo”, continuou.
CONTRAM??O ??? Apesar dos bons resultados registrados mês a mês, Nova Odessa teve aumento nos casos de roubos (32,08%) e furtos (27,36%) em geral. Classificados como crimes patrimoniais, o diretor comandante da GCM afirmou que os números são reflexo da crise econômica que atinge o País. “Temos reforçado o policiamento e vamos investir ainda mais em ações de prevenção para coibir estas ações”, afirmou.